22/08/2016

DIA DA INFÂNCIA: PROJETO SOCIAL MUDA REALIDADE DE CRIANÇAS NO BAIRRO DA PAZ


O dia 24 de agosto é marcado mundialmente por celebrar o que há de mais precioso em todas as nações: as crianças. Criado pela Unicef, o Dia da Infância é um marco que propõe a reflexão sobre as condições sociais, econômicas e educacionais das crianças em todo o mundo. Em Salvador, a data é lembrada e referendada pela Santa Casa da Bahia, que através das suas obras sociais atende de forma regular mais de 1.000 crianças durante todo o ano.
A Declaração Universal dos Direitos das Criança preconiza que toda criança tem direito a alimentação, educação, saúde, lazer, liberdade e ambiente familiar e de sociedade. Além disso, a Declaração também prevê que as crianças devem ser protegidas da discriminação, exploração, violência e negligência. E é justamente com base nesses princípios que a Santa Casa da Bahia trabalha transformando o assistencialismo em promoção humana e a caridade em investimento de responsabilidade social para crianças e adolescentes.
Exemplo disso são os Centros de Educação Infantil (CEIs) que a Santa Casa da Bahia mantém desde 2001, seis deles no Bairro da Paz e um no bairro de Nazaré. Nos CEIs, cerca de 800 crianças, com idade de 2 a 5 anos, tem acesso a educação de qualidade em período integral e quatro refeições diárias orientadas por nutricionistas. Em média, 3.000 refeições são servidas diariamente nos sete Centros. As crianças ainda contam com acompanhamento psicológico e são beneficiadas pelo trabalho voluntário de médicos e odontologistas.
No Programa Avançar - Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação, concebido e implantado pela Santa Casa no Bairro da Paz, outras centenas de crianças são atendidas. A iniciativa existe desde 2009 e tem como objetivo atenuar as necessidades sociais e culturais dos moradores da comunidade. Para o público infantojuvenil, o projeto atualmente conta com o curso de desenho e as aulas da Escola de Informática e Cidadania.
No Avançar, também são realizadas as atividades do Núcleo de Prática Orquestral e Coral (NPO) que a Santa Casa da Bahia mantém no Bairro da Paz em parceria com o NEOJIBA. A Banda Sinfônica da Paz e o Coral da Paz, formados por cerca de 130 crianças e adolescentes, com idade de 8 a 18 anos, são as duas principais formações do NPO. Formada em 2013, a banda diferencia-se de uma orquestra por não conter instrumentos de cordas, contando apenas com sopro e percussão. Já o Coral foi criado em 2014 para acolher crianças da comunidade que demonstraram interesse pelo canto.
Crianças e adolescentes do Bairro da Paz ainda participam das atividades de incentivo à leitura e cidadania promovidas na Biblioteca Graciliano Ramos, também localizada no Programa Avançar. Com mais de 4.000 livros registrados, o espaço é bastante frequentado. Somente em 2015, a Biblioteca contabilizou mais de 6.000 usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário