22/08/2016

Editais Setoriais do Fundo de Cultura recebem mais de 3 mil inscrições


Projetos seguem para a fase de análise prévia onde serão conferidos itens como documentação e prazos de execução
Com destaque para o setorial de Música, que obteve mais de 400 propostas, as inscrições para os 23 Editais Setoriais 2016 do Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) foram encerradas, na última sexta-feira (19), com mais de 3 mil projetos enviados pela internet e pelos Correios. A partir de agora, as propostas inscritas serão submetidas à análise prévia onde serão conferidos itens como documentação e respeito aos prazos de execução.
“Diante do grande número de propostas enviadas, podemos dizer que as expectativas da Secretaria foram superadas, o que denota uma maior aproximação dos agentes culturais com o Sistema de Informações e Indicadores da Cultura (SIIC). Em comparação com o setorial de 2014, houve um aumento de, aproximadamente, 100% no número de inscrições”, afirma Matias Santiago, diretor de Fomento da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).
Os projetos selecionados nessa análise prévia serão submetidos para avaliação de uma comissão temática, que estará responsável pela análise do mérito. Essas comissões serão formadas por especialistas de diversas áreas da cultura, que utilizarão como parâmetros as exigências apresentadas no edital e os interesses das políticas públicas culturais no Estado.

 Fundo de Cultura do Estado da Bahia – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário