26/09/2016

‘A Bahia de Dom João’ destaca roteiro turístico inusitado



Roteiro cultural alternativo refaz os caminhos da família real e corte portuguesa em Salvador, Recôncavo e Mata de São João

O curto e intenso período de passagem da família real e da corte portuguesa pela Bahia, em 1808, ganha destaque em A Bahia de Dom João, novo roteiro cultural que estará disponível gratuitamente para baianos e turistas a partir do dia 28 de setembro. Elaborado colaborativamente por professores de História da rede municipal de ensino de Salvador, o roteiro foi idealizado e executado pelo projeto cultural ‘Era uma Vez... Brasil’, programa nacional de arte-educação que levará estudantes para um intercâmbio de dez dias em Lisboa, em novembro.

São 23 pontos destacados entre Salvador, Região Metropolitana, Recôncavo Baiano e Mata de São João, locais fundamentais para a construção da identidade histórica e cultural do Brasil. “A proposta era criar um roteiro turístico que englobasse aspectos da cultura material e da cultura imaterial. Do patrimônio ‘pedra e cal’ ao patrimônio dos saberes e das tradições e assim promover uma revisitação à nossa história”, destaca Marici Vila, idealizadora da Rota e diretora da Origem Produções, que realiza o ‘Era Uma Vez...Brasil’.

A Bahia de Dom João mapeia locais de profunda relevância e traz curiosidades sobre a importância desses lugares na construção histórica do país. Além de ressaltar pontos já bastante conhecidos como o Palácio do Rio Branco (antigo Palácio do Governador) e Solar do Unhão – onde o Conde da Ponte ofereceu um jantar à família real portuguesa na sua chegada ao Brasil –, a Rota destaca marcos essenciais e pouco conhecidos pelo grande público, a exemplo do Campo do Forte de São Pedro, local em que Dom João e toda a família assistiram aos exercícios militares do primeiro regimento de linha.

“O mapa ajudará turistas, visitantes e moradores de Salvador e região a conhecer alguns pontos da ligados a esses importantes acontecimentos. Pretende ser também uma contribuição à valorização do patrimônio histórico da cidade e um apoio para que nós, brasileiros, possamos conhecer e refletir sobre nossa história”, destaca o escritor Laurentino Gomes, que assina o texto de introdução do roteiro.

Lançamento
Gratuito, o roteiro A Bahia de Dom João foi lançado no último dia 25 de setembro em um evento para convidados realizado no Tivolli Eco Resort, em Praia do Forte, que contou com a presença de Laurentino Gomes, autor do livro 1808 e parceiro do projeto ‘Era Uma Vez...Brasil’. Nesse primeiro momento o material será disponibilizado no Centro de Informações Turísticas, no Pelourinho, e no site oficial do projeto www.eraumavezbrasil.com.br. A ideia é que a ação conquiste parcerias e seja ampliada para que o material físico possa contar outros pontos de distribuição.  

Além dos locais históricos, o roteiro destaca ainda a cultura de matriz africana, mapeando o Recôncavo Baiano, mais precisamente o Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação que sedia diversas manifestações étnico-culturais entre elas a do Nego Fugido, tida como patrimônio cultural.

‘Era Uma Vez...Brasil’
Projeto nacional de arte-educação, o ‘Era uma Vez... Brasil’ anunciou em setembro os 20 alunos de escola pública selecionados em Salvador para um intercâmbio de dez dias em Portugal, em novembro. Ao lado de estudantes do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Novo Horizonte (SP) e Belo Jardim (PE), os baianos conhecerão os caminhos percorridos pela família real e a corte portuguesa até a sua chegada ao Brasil. Foram seis meses de atividades em todo o país até a seleção dos 81 estudantes que serão ciceroneados pelo escritor Laurentino Gomes. O ‘Era Uma Vez...Brasil’ tem patrocínio de Baterias Moura, Tivolli Eco Resort, Estácio, Usina São José da Estiva, apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, Embaixada de Portugal no Brasil, Consulado Geral de Portugal em Salvador, Gabinete Português de Leitura, Instituto Camões e Cátedra Fidelino de Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário