13/01/2017

Ensaio do Cortejo Afro


Foto: Andrew Kemp.

O Cortejo Afro apresenta o novo show “CORTEGIL - Um Canto de Afoxé para Gilberto Gil”, tema do Bloco para o carnaval 2017, no Ensaio desta segunda-feira (16), a partir das 21 horas, na Praça das Artes – Pelourinho, quando a banda, também, receberá Saulo para participação especial.
Neste Carnaval, o Cortejo Afro presta uma honrosa homenagem a esse que é, indiscutivelmente, o melhor e mais completo artista da música popular brasileira de todos os tempos: Gilberto Gil.
Poeta do povo, pai da Tropicália e expoente máximo da cultura brasileira no mundo, Gil é a o inspiração desse espetáculo, que tem a direção musical do maestro Aldo Brizzi, em parceria artística com o Cortejo Afro, para celebrar a arte, a poesia e a sonoridade do mestre homenageado.
Trafegando por grandes sucessos e composições emblemáticas, deste cantor, que fazem parte da história do Brasil e da música popular brasileira, a banda entra em cena acompanhado por uma orquestra sinfônica compactada. Os músicos da orquestra vão se misturar a percussão do Cortejo Afro e a originalidade de seus vocalistas, criando uma sonoridade incomum que mistura música clássica a clássicos da música afro, além de outras composições originais. 
Durante a apresentação, a banda Cortejo Afro mostrará, ainda, a batida percussiva que a diferencia das demais, por apresentar uma mistura de ritmos africanos, mesclados a batidas eletrônicas, músicas latinas, a MPB e ao Pop e, no repertório, não vão faltar composições da banda já consagradas pelo público.

Este projeto é uma realização da Entidade Cultural Cortejo Afro e conta com os apoios do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.  
Cortejo Afro – Foi criado em 02 de julho de 1998, na comunidade de Pirajá. Sua origem, dentro dos limites de um terreiro de candomblé, o Ilê Axé Oyá, sob a inspiração e orientação espiritual da Yalorixá Anizia da Rocha Pitta, Mãe Santinha, atesta toda a sua identidade, autenticidade e força.O Bloco foi idealizado pelo artista plástico Alberto Pitta que, há mais de 30 anos, desenvolve trabalhos ligados à estética e à cultura africana. A entidade, envolvida com esta proposta, desenvolve trabalhos sociais junto a sua comunidade durante o ano inteiro. 
Serviço:
O quê: Ensaio do Cortejo Afro - show “CORTEGIL - Um Canto de Afoxé para Gilberto Gil”, tema do Bloco para o carnaval 2017.
Participação: Saulo
Quando: Segunda-feira, 16/01/2017.
Onde: Praça das Artes – Pelourinho / Salvador – Bahia.
Abertura dos portões: 19h30.
Horário do show: 21 horas.
Quanto: R$40,00 (inteira), R$20,00 (meia-entrada). Vendas antecipadas no Restaurante Odoyá - Pelourinho, das 10h às 18h e, no dia do evento, na bilheteria do local, a partir das 14h.
Realização: Entidade Cultural Cortejo Afro. 
Apoio: Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).
Informações: www.cortejoafro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário