25/01/2017

Espetáculo "Tradições de uma Bahia" inicia temporada no Pelourinho


O espetáculo Tradições de Uma Bahia ressalta a cultura popular, mitos e tradições com base nas imagens da lente de Pierre Verger e das telas coloridas de Carybé. Evidencia aspectos importantes da cultura africana que contribuíram para a formação da cultura baiana, como a beleza e história dos Orixás, as rodas de capoeira, a dança afro, a puxada de rede, o maculelê e o samba de roda.
Carybé foi um importante artista plástico figurativo reconhecido internacionalmente,  desenvolveu uma profunda relação com a cultura e com os artistas de Salvador. As manifestações culturais locais, como o candomblé, a capoeira e o samba de roda, passaram a marcar a sua obra. Além disso, a tradição, a religiosidade, a dança e luta basearam o importante trabalho fotográfico de Pierre Verger, que também viveu em Salvador.
Com uma roupagem contemporânea o espetáculo utiliza recursos tecnológicos que permitem ao publico uma viagem pelas obras desses artistas, logo, pela cultura baiana. Além disso, a companhia também fará referência aos blocos afro. As imagens das obras dos artistas citados são projetadas no cenário, durante o espetáculo, para proporcionar uma experiência mais profunda à atmosfera artística.
O espetáculo teve início em outubro de 2014 e já evoluiu significativamente. Denys Silva, seu idealizador, objetiva resgatar a cultura afro brasileira através dos jovens, em maioria moradores dos bairros populares e do subúrbio de Salvador. Além do resgate da cultura a iniciativa tem uma proposta pedagógica.  As aulas são gratuitas.
Em pouco mais de um ano os jovens que participam do projeto, juntamente com a companhia, já se apresentaram em diversos espaços culturais da cidade.

Créditos: Ricardos Fontes
Serviço:
Espetáculo Tradições de Uma Bahia
Local: Espaço Cultural Casa 14 - Pelourinho
Temporada: todas as quintas, 31 de janeiro a 28 de Março.
Horário: 19:30h
Velor: R$30,00 inteira e R$20,00 meia
Contato: (71)3525-9720

Nenhum comentário:

Postar um comentário