25/01/2017

Idosos são maioria entre 11 milhões de brasileiros com depressão


Especialistas indicam boa alimentação, atividade física e check-up preventivo para superar as mudanças na terceira idade

​Imagem Ilustrativa
"Cuidar da alimentação, praticar atividades físicas e garantir momentos de lazer contribuem para a saúde física e mental, com a chegada da terceira idade. Nesta etapa da vida é importante a atenção da família para evitar um quadro de depressão”, declara o geriatra Maurício Liberato, do Cisviver – Núcleo de Saúde, que atua  na área de qualidade de vida e longevidade.  Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, apontam que 11,2 milhões de pessoas no Brasil foram diagnosticadas com a doença e os idosos são a maioria.
Considerada a enzima da felicidade, a serotonina é um neurotransmissor que afeta o humor e, na pessoa depressiva, esta substância encontra-se diminuída. “Alimentos como banana, tomate, chocolate são indicados, por serem ricos no precursor da serotonina, o triptofano. A prática de atividades físicas como caminhadas, hidroginástica e alongamento também ajudam na manutenção do bem-estar, proporcionando ao cérebro um estado mais saudável”, explica Maurício Liberato.
De acordo com a psicóloga, Patrícia Blanc, a idade mais avançada traz algumas limitações físicas e problemas de saúde, além da ociosidade que provoca a reflexão sobre a vida, quanto ao que já passou e o que gostariam de ter feito. É justamente a soma desses fatores que contribui para a depressão. Por isso, a importância de um acompanhamento psicológico.
Segundo Maurício Liberato, “para conseguir superar as mudanças, é preciso reconhecer limites e potencialidades, como alternativas para desfrutar a vida de maneira saudável e satisfatória. São necessários cuidados preventivos, através de check-up periódico e acompanhamento médico, com o objetivo de impedir o adoecimento, evitar a progressão ou recorrência de doenças. Tão importante quanto isso é contar com o respeito, carinho e o amor da família, que é a responsável legal e moral pelo idoso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário