16/01/2017

´NOITE SANTO AMARO´ MOVIMENTOU A CONCHA COM SUA CULTURA DO RECÔNCAVO





Fotos: Edgard de Souza 
Por uma noite, a Concha Acústica foi a casa da cidade mais cultural do Recôncavo. Depois de cinco anos de ausência, a Noite de Santo Amaro voltou com sucesso neste domingo (15/01),para o calendário cultural de Salvador, capitaneada pelos santamarenses Jota Veloso e Maurício Pessoa. Durante quase cinco horas de show, o espetáculo reuniu no palco artistas da cidade, baianos e nacionais. Muitos aplausos para Mariene de Castro, Moraes Moreira, Gerônimo, Targino Godim, Marcia Short, Tathy, Armandinho, Skanibais, Illy, Duda, Carla Visi, Fleeting Circus e Nina Becker, entre outros. Destaque para a apresentação da paraense Dona Onete e pela emocionante interpretação de Flávio Venturini na música Céu de Santo Amaro.
Do recôncavo para Salvador, uma nova geração santamarense mostrou que a cidade é um celeiro musical. No início do show, durante quase duas horas vários artistas surpreenderam o público com muito talento e vários ritmos, entre eles, o trio IlmaraJoyceMaraízaLívia MilenaCarol Soares, Reizinho, Carol Assumpção, Guga Monteiro, Val da Dissidência, a duplaSteven e Michael e Vitor Santana. Um dos conterrâneos mais esperados pelo público, Jota Velloso levantou a Concha.
No cenário assinado pelos artistas plásticos por J. Cunha e a santamarense Dinorah Oliveira, a dupla de atores Fabrício de Oliveira e Marcos Frota se revezava na apresentação da extensa programação do show. Ainda no palco, várias mesas que lembravam as barracas da festa de Nossa Senhora da Purificação, receberam artistas e representantes da cidade, como a família Velloso.
Santo Amaro também trouxe para a capital a sua dança como osamba Chula de Nicinha, a poesia de Mabel Velloso e o folclore dos Caretas de Acupe.. Antes do espetáculo, o Cortejo Cultural desfilou do Campo Grande até a Concha, reunindo Charanga Pássaro Livre, Filarmônica Filhos de Apollo e Mestres de Capoeira. Comandadas pelo Pai Poti, as baianas lavaram a escadaria da Concha. 
Idealizado pelo produtor cultural Maurício Pessoa e pelo cantor e compositor Jota Velloso evento surgiu no final da década de 90, com um pedido de Dona Canô para ajudar a custear a orquestra da Novena da Purificação. No final da noite de ontem, a dupla anunciou que as estrelas de Santo Amaro voltarão a brilhar no próximo ano em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário