18/01/2017

O FESTIVAL ‘CANDYALL E TAL’ VAI LEVAR MÚSICA PARA O GUETHO E AS RUAS DO CANDEAL

Foto: Dodô Villar.

O Festival de Artes Urbana é apresentado pela Vivo e Governo do Estado da Bahia

O instrumento que toca músicas consagradas e cria novos ritmos é a mesma ferramenta que transforma e estimula o desenvolvimento cultural do Candeal. E para mostrar que este é um dos bairros mais musicais da cidade, as suas ruas e o grande templo Guetho Square serão cenários do Candyall e Tal - 2º Festival de Arte Urbana, que acontece de 27 a 29 de janeiro, a partir das 16 horas, no Candeal Pequeno de Brotas.

No Guetho Square serão realizadas Jam Sessions com grandes nomes da música, como Lenine, Brown, Luiz caldas, Betho Wilson, Mestrinho Nicolas Krassik. É o espaço representativo de todas as misturas presentes no Festival, dos ritmos criados e desenvolvidos no Candeal e sua fusão com gêneros universais da música, formando um interessante repertório com a obra de grandes compositores mundialmente reconhecidos.

Já nas ruas do Candeal, temos um arrastão com a Grovelândia e as performances itinerantes dos Palhaços do Rio Vermelho e SSA – Som Soteropolitano Ambulante. Nos setes palcos, distribuídos em pontos estratégicos do bairro, se apresentam Scanibais, Grovelândia, Samba de Roda – Nicinha de Santo Amaro, Percussivo Pracatum – Ponto de Cultura, Mukindala, Bitgaboot, Triatuan, Zap Eletrônico, Tito Bahiense e Bando Ijexá.

O festival também promove um intercâmbio das criações do bairro com outras culturas, através da Feira de Artesanato e o espaço gastronômico, reunindo a produção local e de outras regiões.

Patrocinado pela Vivo, através do Faz Cultura, o Candyall e Tal é idealizado e promovido pela Associação Pracatum Ação Social – APAS, com concepção e direção artística da diretora executiva da Pracatum, Selma Calabrich, e do produtor, guitarrista e diretor da Pracatum, Gerson Sillva.

GUETHO SQUARE
Aremba, Pixote, Charminho, Tamanquinho, Tunk, Funk Ijexá, Indiado e Magalhenha. Estes são os nomes de alguns ritmos criados no Candeal, que já fizeram parte do repertório musical de consagrados artistas brasileiros e internacionais. Quem não os conhece e os que são fãs, vão ter a oportunidade de ouvir de perto estas sonoridades.
Nas apresentações, o público vai se surpreender em ouvir canções músicas instrumentais, tocadas nos ritmos do Candeal. “Por exemplo, os sucessos de Lenine, como “Hoje eu quero sair só” ganha uma versão em Guarija e “Do It” se transforma com o ritmo do Tamanquinho”, explica Gerson Sillva. No primeiro dia, temos como convidados Lenine e Betho Wilson, que vem sendo considerado uma das revelações da música criativa baiana.

O encontro de Carlinhos Brown e Luiz Caldas, no segundo dia (28/01), promete uma explosão de ritmos. Conhecido como “Cacique do Candeal”, em suas canções Brown é o maior difusor dos ritmos criados no seu bairro, alguns de sua autoria. Já Luiz Caldas está apostando total nas novas roupagens de suas músicas, como “Visão de Cíclope”, que vai ganhar uma versão apresentada através do ritmo indiado.

Já a última Jam Session (29/01), traz um Duo com o sanfoneiro Mestrinho e o violinista Nicolas Krassik. São músicos virtuosos, com um repertório sofisticado e versátil. Eles também prometem surpreender com as mudanças propostas para os clássicos de Dominguinhos, Sivuca, Chico Buarque de Holanda, entre outros.

PALCOS NAS RUAS
A música vai estar por todo bairro, com o público percorrendo suas ruas para conferir as atrações em sete palcos. São espaços criados para celebrar os ritmos brasileiros e internacionais.

No sábado (28/01), a banda Grovelândia se apresenta no Bar Brasileirinho, o Samba de Roda de Nicinha será apresentado no Largo de Israel, os Skanibais levam o seu balanço para o palco da Bica e a banda Mukindala leva seu ritmo dançante para a Praça das Artes.

No último dia (29/01) tem o ZAP Eletrônico na escadaria Zap, a banda Triatuan no palco do Zé Botinha, Tito Bahiense e Bando Ijexá no palco da Bica e Bitgaboot fechando o circuito dos palcos na Praça das Artes.

CULINÁRIA, ARTESANATO E COTIDIANO
Durante o Candyall e Tal, o público poderá conhecer a gastronomia do bairro, os quitutes consumidos no dia a dia. Vale a pena saborear a comida baiana e os deliciosos salgadinhos dos seus bares e restaurantes. Dentro do conceito do intercâmbio gastronômico, teremos a participação de Food Trucks e Food Bikes, com a curadoria da chefe Leka Hatori. A Feira das Artes oferecida ao público, vai apresentar talentos locais e artesãos convidados. 
O Candyall e Tal também é uma oportunidade para baianos e turistas conhecerem o bairro do Candeal, promovendo o intercâmbio cultural e tornando a cultura local mais próxima do cotidiano das pessoas.

PROGRAMAÇÃO
Dia 27 de janeiro (sexta-feira)                            
17h – Feira das Artes
18h – Grovelândia – Arrastão
18h – Palhaços do Rio Vermelho – Ruas do Bairro
18h – SSA – Som Soteropolitano Ambulante – Ruas do Bairro
20h – Lenine e Betho Wilson – Jam session no Guetho Square
Dia 28 de janeiro (sábado)
16h – Feira das Artes
16h30 – Grovelândia –  Bar Brasileirinho
16h30 – SSA – Som Soteropolitano Ambulante – Ruas do Bairro
17h – Samba de Roda de Nicinha – Largo de Israel
17h30 – Percussiva Pracatum – Palco Zé Botinha
18h -   Skanibais – Palco da Bica
18h30 – Mukindala – Praça das Artes
20h – Carlinhos Brown e Luiz Caldas – Jam session no Guetho Square
Dia 29 de janeiro (domingo)
16h – Feira das Artes
16h30 – SSA – Som Soteropolitano Ambulante – Ruas do Bairro
17h – ZAP – Na escadaria do ZAP
17h30 – Triatuan – Palco Zé Botinha
18h – Tito Bahiense – Banda Ijexá – Palco da Bica
18h30 – Bitgaboot – Praça das Artes
20h – Mestrinho e Nicolas Kassik – Jam session no Guetho Square

FICHA TÉCNICA
Quando: 26, 27 e 28 de janeiro
Local: Candeal
Horário: 16h
Atrações intenerantes e palcos na rua: Entrada franca
Ingressos para Jam Sessio no Guetho Square: R$20 e R$10  
Vendas: Pracatum e Guetho Square
Informações: 71 3276-4255 / 3016-4253

Nenhum comentário:

Postar um comentário