12/01/2017

Pré-estreia do documentário AXÉ reúne artistas e autoridades em Salvador


 Fotos: Eder Mota.



Dirigido por Chico Kertész, o filme será lançado dia 19, em mais de 40 salas de todo país


A pré-estreia do longa-metragem "Axé: Canto do Povo de um Lugar", na noite desta quarta-feira (11), foi concorrida. Com quatro salas no Cine Glauber Rocha, a plateia, repleta de artistas, formadores de opinião e autoridades, conferiu em primeira mão o documentário que faz uma viagem de trio elétrico percorrendo as origens e a evolução do AXÉ Music - gênero musical brasileiro que conquistou o mundo. 

O documentário, que estreia em mais de 40 salas do país dia 19 de janeiro, marca o début do diretor Chico Kertész nas telonas, tendo como marca o compromisso com a veracidade dos fatos e a pesquisa de imagens que mostram o sincretismo musical e cultural da Bahia.

Para prestigiar o lançamento, estiveram no evento autoridades como o Prefeito de Salvador, ACM Neto, acompanhando da sua noiva, Tata Canhedo; o Governador da Bahia, Rui Costa, ao lado da primeira dama, Aline Peixoto; além de artistas como Caetano Veloso, Regina Casé, Daniela Mercury, Luiz Caldas, Gerônimo, Pierre Onassis, Sarajane, Marcio Mello, Adelmo Casé, Saulo Fernandes, Mari Antunes, Carla Visi, Alobened, Cumpadre Washigton, Durval Lelys, Marcio Victor, Ju Moraes, Rafa Chaves, Book Jones, André Macedo, Magary Lord, Tatau e Ninha.

Sobre o filme
"Axé: Canto do Povo de um Lugar" reúne entrevistas e imagens de arquivo para revelar detalhes dos elementos que determinaram o nascimento do mais globalizado movimento musical do país e como essa expressão se tornou referência para artistas do mundo todo. O AXÉ Music gerou e exportou nomes da música como Ivete Sangalo e Daniela Mercury, além de grandes nomes da MPB como Caetano Veloso e Gilberto Gil, e chamou atenção de grandes artistas internacionais como Michael Jackson, Spike Lee e Paul Simon, que vieram à Bahia conferir o ritmo que, por longos anos, dominou a indústria fonográfica.

O documentário conta com depoimentos exclusivos de empresários, produtores, jornalistas e músicos, que comentam o surgimento e a trajetória dos grupos que foram campeões de vendas de discos e de apresentações em shows. Entre eles Araketu, Asa de Águia, Banda Mel, Banda Reflexos, Bell Marques, Chiclete Com Banana, Claudia Leitte, É o Tchan/Gera Samba, Luiz Caldas, Carlinhos Brown, Marcio Vitor, Netinho, Olodum, Ricardo Chaves, Sarajane, Saulo Fernandes, Psirico, Terrasamba, Timbalada e Xandy.

SOBRE A MACACO GORDO

Macaco Gordo é uma empresa baiana de Produção Audiovisual, constituída por produtores e diretores que combinam mais de 20 anos de experiência em produção para TV e Cinema, de documentários à ficção, de vídeos musicais a propagandas comercias. Com um perfil diferenciado, através de diversificados conteúdos e repertórios, a Macaco Gordo iniciou em 2014 seu núcleo criativo, de onde nasce o seu primeiro longa-metragem, o documentário Axé: Canto do Povo de um Lugar.

FICHA TÉCNICA:

Direção | Roteiro: Chico Kertész
Produção Executiva: Piti Canella
Produção: Macaco Gordo
Fotografia: Rodrigo Maia
Pesquisa: James Martins
Montagem: Denis Ferreira
Trilha Sonora Original: Bob Bastos

SINOPSE: A história da Axé-music revelada em detalhes, com os elementos determinantes para o nascimento desse gênero musical, contada por meio de entrevistas com empresários, produtores e músicos. Uma viagem no tempo para entender e reviver a história do mais globalizado movimento musical do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário