18/01/2017

Verão: Raios solares contribuem para a saúde do ossos


Osteoporose atinge cerca de 10 milhões de brasileiros

​ FOTO ILUSTRATIVA
Muitos se referem ao sol como um vilão, especialmente com a chegada do verão. O que muita gente não sabe é que a exposição cautelosa aos raios solares também pode proporcionar benefícios ao organismo, principalmente na terceira idade, a exemplo da vitamina D. A substância, que pode ser absorvida pela pele e alimentação, ajuda na prevenção à osteoporose, que provoca a diminuição da massa óssea, aumentando a fragilidade e vulnerabilidade de fraturas nessa fase da vida. A doença atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), e as principais causas de risco são idade avançada, sexo feminino, baixo peso e histórico familiar.
De acordo com o médico geriatra, do Núcleo de Saúde – Cisviver, Mauricío Liberato, as mulheres são mais acometidas do que os homens. Isso se deve às grandes e importantes alterações hormonais que ocorrem após a menopausa, levando a modificações no metabolismo do cálcio. Por isso, segundo recomendações do Ministério da Saúde, a densitometria – exame para detectar a doença - é indicada para mulheres com idade igual ou superior a 65 anos e homens com idade igual ou superior a 70.
A geriatra, Simone Lessa, também explica que “no intestino, a vitamina D auxilia na absorção do cálcio - o mineral mais importante na constituição dos ossos, que fica em baixos níveis no corpo quando existe deficiência desse hormônio. Para suprir a falta de cálcio no sangue, o corpo promove a retirada desse elemento dos ossos e, como consequência, torna-os mais frágeis”. É importante saber que a exposição solar em excesso não significa mais produção de vitamina D, pois a pele degrada a maior parte do excedente produzido desse hormônio, além de aumentar o risco de câncer de pele, principalmente se já existiu história desta patologia no indivíduo”.
Tanto para quem já tem osteoporose, quanto para quem ainda não desenvolveu a condição, o que mais interessa é a manutenção de bons hábitos de vida ao longo dos anos. “Na alimentação é necessário manter uma ingestão adequada de cálcio, o mineral mais importante na constituição dos ossos. Boas fontes de cálcio são os leite e derivados, folhosos verdes escuros, peixes e gergelim. Outro nutriente importante para a saúde dos ossos é a Vitamina D, encontrada em maior quantidade nos peixes. Não pode faltar atividade física, um dos principais fatores que contribuem também para a prevenção’’, explicou a nutricionista da unidade, Deborah Vilela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário