segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Riachão é tema de livro infantojuvenil escrito pela cantora Vânia Abreu


A publicação faz parte da coleção “ Eu vim da Bahia”, que homenageia personalidades baianas e foi impressa em Vitopaper®, papel sintético produzido a partir de plásticos reciclados pós-consumo.

sambista Riachão é a nova personalidade baiana homenageada pela coleção infanto juvenil Eu Vim da Bahia. O livro Eu e meu lugar, que marca a estreia da cantora Vânia Abreu como escritora, foi editado pela Caramurê Publicações e tem patrocínio da Braskem e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Estadual de Incentivo à Cultura, o FAZCULTURA. A publicação terá noite de autógrafos, na quinta-feira (9/0​2​), às 19h, no estande da editora, no piso L1 do Shopping Barra. Além de tarde de autógrafos no domingo (12), a partir das 15h, no Mercado Iaô, na Ribeira. Nos dois momentos, o público contará com a presença do próprio Riachão. 

O livro, ilustrado pelo artista plástico Mike San Chagas, não é uma biografia tradicional, pois mistura ficção e histórias da vida do sambista. A publicação foi impressa em Vitopaper®, papel sintético produzido a partir de plásticos reciclados pós-consumo, assim os demais livros da série. Com uma carreira consolidada na música, Vania Abreu estreia como escritora homenageando o sambista Riachão e contando uma história que fala sobre a importância das pessoas conhecerem e se identificarem com a cultura e a história dos lugares onde vivem.

“A experiência de escrever Eu e meu lugar foi enriquecedora. Um convite literário que veio de encontro ao desejo de dizer outras coisas que não cabem na música e que haviam surgido junto ao trabalho musical que havia feito com Riachão”, explica a cantora. “Esse livro foi uma forma de mostrar meu amor por Salvador, meu respeito e admiração por Riachão e é também um novo lugar para o que sou hoje”, conclui.

Eu vim da Bahia
Eu e meu lugar é o sétimo livro da coleção Eu vim da Bahia, lançada em 2015 pela Caramurê Publicações. Os livros anteriores retratam personalidades como: Anísio Teixeira, Ana Nery, Castro Alves, Milton Santos, Theodoro Sampaio e Tia Ciata. “Após o lançamento desta coleção pudemos perceber o quanto é necessário o resgate dessas personalidades, que muitas vezes não tem o devido reconhecimento do grande público”, ressalta Fernando Oberlaender, editor da Caramurê Publicações.

Ele lembra, ainda, que os livros do Eu Vim da Bahia já foram adotados em várias escolas particulares e despertam no leitor a importância de valorizar a cultura do estado, que vai além do folclórico e do turístico. “Também o fato de ser impresso em plástico reciclado provoca no jovem uma consciência ambiental fundamental neste momento da humanidade”, afirma Oberlaender.
O gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Hélio Tourinho, explica que faz parte da estratégia de atuação social da empresa o apoio à cultura e às artes, como forma de contribuição para o desenvolvimento humano. “Ao patrocinarmos a coleção infanto-juvenil Eu Vim da Bahia, a Braskem espera contribuir para expandir o acesso do público baiano às histórias de importantes personalidades do Estado, além de difundir a utilização do Vitopaper®, um papel inovador produzido a partir de plástico reciclado pós-consumo”, ressalta.

Serviços
O quê? Lançamento do livro Eu e meu lugar, de Vânia Abreu
Coleção: Eu vim da Bahia
Noite de autógrafos: quinta-feira, dia 9/02, às 19h,
Local: estande da Caramurê Publicações, no Piso L1 do Shopping Barra
Tarde de autógrafos: domingo, dia 12/02, das 15 às 17h
Local: Mercado Iaô, na Ribeira
Páginas: 32
Valor: R$ 34,00
Vendas: No estande da Caramurê no Shopping Barra. Depois do lançamento nas livrarias da cidade.

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário