15/03/2017

Revista de crítica abre inscrições para intercâmbio com críticos nacionais

Foto: Janete Jorge.

Inscrições ocorrem de 20 de março a 02 de abril pelo site e página de facebook



A partir do dia 20 de março até 02 de abril, a revista de crítica teatral baiana Barril abre as inscrições para participação do I Intercâmbio de Dinamização Crítica, com críticos da revista catarinense Caixa de Ponto, que ocorre de 10 a 13 de abril, no Goethe Institut (ICBA), localizado no Corredor da Vitória.
Com apenas 25 vagas, as inscrições para participação ocorrerão através do site e da página de facebook da Barril. Esse primeiro intercâmbio ocorrerá com os críticos da Caixa de Pont[o] – Jornal Brasileiro de Teatro são: Marco Vasques e Rubens da Cunha. A divulgação dos selecionados ocorrerá no dia 05 de abril.
Os intercâmbios serão oficinas teórico-práticas sobre o ofício da crítica e estão abertos para o público interessado, artistas, jornalistas, pesquisadores, etc. O diretor de teatro e crítico da Barril, Daniel Guerra, explica que os intercâmbios surgem de uma necessidade, ao mesmo tempo, de formação interna, expansão do público e de diálogo com outros profissionais, artistas ou não.
“Queremos nos aproximar aos interessados na crítica enquanto pensamento das artes cênicas. Além disso, o objetivo é tornar a produção de pensamento mais acessível e ampliar a imagem da Barril para além do campo soteropolitano”, realça Guerra.

Barril
Lançada em março de 2016, em meio a boemia caramuru, um grupo de artistas residentes em Salvador decide criar um canal virtual de críticas em artes cênicas – a Revista Barril, que vem impulsionando o posicionamento analítico e o circuito teatral soteropolitano.
A magazine virtual nasce de uma inquietação do diretor de teatro Daniel Guerra quanto a produção crítica em artes cênicas na cidade. A partir disso, ele convoca algumas pessoas que sustentam o mesmo incômodo, como Diego Pinheiro, Laís Machado, Victor Bastos e Igor de Albuquerque, sendo estas pessoas as responsáveis pela criação e fundação da Barril.
Barril é composta por um grupo diverso e seus integrantes são atuantes em áreas como teatro, arte educação, performance, artes visuais, literatura e audiovisual. Essa diversidade transforma a Revista num veículo polifônico e, naturalmente, as especificidades, particularidades e bagagens de cada uma dessas vozes, abrem espaço para novas possibilidades de produção crítica.
Atualmente, os integrantes são Laís Machado (atriz, performer, design gráfica e pesquisadora), Igor de Albuquerque (tradutor, escritor e contista), Daniel Guerra (diretor teatral, cineasta e videomaker), Bárbara Pessoa (dramaturga e arte educadora), Alex Simões (poeta, tradutor e performer) e Diego Pinheiro (diretor teatral, escritor e dramaturgo).

Projeto
Em 2016, a magazine virtual foi selecionada no Edital Setorial de Teatro, do Fundo de Cultura do Estado da Bahia – Secult-Ba, com o projeto Dinamização Crítica, que busca expandir o público e tornar a produção de pensamento mais acessível. Dentre as ações, a realização de dois intercâmbios com críticos de revistas nacionalmente reconhecidas.
Em junho, ocorre o segundo intercâmbio com o crítico Ruy Filho, da revista Antro Positivo. Outra ação do projeto de Dinamização Crítica – Revista Barril é o lançamento de uma edição impressa no mês de agosto, um compilado de textos produzidos desde o lançamento da revista em março de 2016.
A respeito dos intercâmbios, o crítico Diego Pinheiro explicita que os integrantes da Barril, ao trazerem outras referências da crítica em âmbito nacional, desejam fomentar a produção crítica da cidade e oferecer ferramentas teóricas e práticas. “As inscrições estarão abertas para qualquer pessoa que se relacione com as artes cênicas, para aqueles que desejam se experimentar no âmbito da produção crítica em arte”.
Pinheiro pondera que o objetivo do projeto de Dinamização Crítica é mais do que ampliar o território da Revista Barril, mas energizar a produção crítica em Salvador. “Acima de tudo, é fazer enxergar a importância estética e dialógica da produção crítica”, destaca.

Crítica baiana
Daniel Guerra descreve que os integrantes da Barril assumiram o desafio de modificar a imagem do pensamento crítico na cidade. “Até então, a crítica era superficialmente produzida por apenas um jornal, de forma que os artistas por muito tempo confundiram produção crítica com matéria jornalística, resenha, serviço ou propaganda”, ressalta.
Pinheiro completa que “nós, artistas, nos acostumamos com a aridez do terreno, na cidade, para a produção crítica. Atualmente, a analise se o espetáculo ‘é isso ou aquilo’ é feita a partir da “crítica tácita” da premiação. O que nos leva a entender que a crítica é essencialmente jornalística ou um método de divulgação”.
            “Nós da Barril, enquanto críticos e artistas, acreditamos que pensar as artes cênicas é pensar o mundo também. As obras não são entidades fechadas em si, eles comunicam e geram discursos. Somos apenas uma manifestação dessa potência do campo”, acrescenta Daniel Guerra.

Convocatória
A Revista Barril abriu no último dia 03 de março a convocatória para o envio de críticas para às colunas: Crítica, Crítica da Crítica, Ensaio, Rizoma, Treta e Selfie. As inscrições estarão abertas até o dia 01 de agosto de 2017. A cada mês serão escolhidos 02 textos para compor a edição, somando, ao todo, 12 textos selecionados.
Os interessados em publicar na Revista devem enviar seus textos para revistabarril@gmail.com. A avaliação levará em conta as especificidades de cada coluna, encontradas no site da Barril. Cada autor selecionado receberá um cachê no valor de R$ 450,00.

Perfis
Rubens da Cunha é professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, poeta, cronista e crítico teatral. É editor, com Marco Vasques, do Caixa de Pont[o] - jornal brasileiro de teatro e membro da International Association of Theatre Critics. Em 2016, publicou Teatrodentro - manifestos e críticas teatrais
em parceria com Marco Vasques.
Marco Vasques é poeta, contista e crítico de teatro. Formado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e doutorando em teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC. É editor, com Rubens da Cunha, do Caixa de Pont[o] - jornal brasileiro de teatro, membro da International Association of Theatre Critics e colaborador de inúmeras revistas especializadas em teatro.

Serviço
O quê: I Intercâmbio de Dinamização Crítica - com Caixa de Pont[o] – Jornal Brasileiro de Teatro
Quando: 10, 11 e 12 de março, das 9h às 13h; e 14 de março, das 9h às 18h.
Onde: Goethe Institut (ICBA), localizado no Corredor da Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário