04/05/2017

Divulgado resultado da convocatória Ocupe Seu Espaço


No total, 144 propostas foram apresentadas para realização de atividades artístico-culturais no período de 5 de maio a 31 de agosto de 2017, das quais 125 foram aprovadas
 
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) divulga o resultado da convocatória de Ocupação de Pautas Artístico-Culturais dos Espaços Culturais da SecultBA – Ocupe Seu Espaço, que visa impulsionar a difusão, democratizar o acesso, dinamizar os espaços e contribuir para o cumprimento dos objetivos das políticas culturais na dimensão territorial da cultura. No total, 144 propostas foram apresentadas para realização de atividades artístico-culturais no período de 5 de maio a 31 de agosto de 2017, das quais 125 foram aprovadas. As inscrições foram avaliadas por comissões individuais para cada equipamento, estruturando uma agenda conjeturada a partir do diagnóstico concreto de demandas para um período de quatro meses. O resultado pode ser consultado no site www.cultura.ba.gov.br.


Os projetos vão ocupar as salas principais, anfiteatros, foyers/galerias, áreas externas e salas multiuso de espaços culturais em diversos municípios da Bahia: em Salvador, a Casa da Música, o Centro Cultural Plataforma, o Cine Teatro Solar Boa Vista, o Espaço Cultural Alagados e o Espaço Xisto Bahia; em outras cidades da Bahia, participam a Casa de Cultura de Mutuípe, o Centro de Cultura de Guanambi, o Centro de Cultura ACM (Jequié), o Centro de Cultura Adonias Filho (Itabuna), o Centro de Cultura Amélio Amorim (Feira de Santana), o Centro de Cultura de Alagoinhas, o Centro de Cultura de Porto Seguro, o Centro de Cultura João Gilberto (Juazeiro), o Centro de Cultura Olívia Barradas (Valença), o Cine-Teatro Lauro de Freitas e o Teatro Dona Canô (Santo Amaro).
“Para a primeira edição desta convocatória, avaliamos que os resultados são positivos e tendem a se desdobrar com sucesso”, considera Sandro Magalhães, superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), ao qual a Diretoria de Espaços Culturais (DEC) é vinculada. “Este processo se compromete com avanços na institucionalidade, na democratização e na transparência do uso dos espaços, e vem também estimular o planejamento e a qualificação do relacionamento dos agentes culturais com os equipamentos públicos. O compromisso é de fomentar, formalizar e dar mais visibilidade para as práticas. É a primeira vez que nos posicionamos diante de um cenário real e amplo de solicitações, e isto é essencial para dar mais eficiência à gestão”, afirma ele.
Maria Marighella, diretora de Espaços Culturais, complementa: “A partir de agora, os produtores culturais podem se organizar antecipadamente para as próximas chamadas, criando uma rotina mais bem planejada destes procedimentos. O Ocupe Seu Espaço garante a reserva de pautas para as propostas integradas, mas as pautas que restaram vazias permanecem abertas a propostas, que podem ser negociadas diretamente com cada espaço, em sua autonomia e respeito às diretrizes da SecultBA”.
AVANÇOS – A convocatória de Ocupação de Pautas Artístico-Culturais dos Espaços Culturais da SecultBA – Ocupe Seu Espaço se apresenta como uma sistematização de práticas republicanas do uso de equipamentos públicos. Até este lançamento, as demandas de uso das dependências dos espaços culturais eram tratadas individualmente, com base em regulamentação e documentos oficiais e públicos, porém com limitações de alcance e de planejamento a médio prazo. A chamada garante a formatação de uma campanha para visibilizar os normativos, com os mesmos princípios e prazos para todos, estipulados a partir de regulamentos já existentes, sem qualquer burocratização do processo.
A avaliação das propostas se deu com base no mérito artístico e relevância artístico-cultural; na viabilidade de execução; na experiência e qualificação dos profissionais e artistas envolvidos; e na consonância com as políticas culturais. As selecionadas terão desconto de 50% sobre os valores de pauta ou percentual de bilheteria.

A SecultBA esclarece que o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, está em processo de licitação de obras para requalificação de sua sala principal. Para resguardar qualquer impasse de uso no período, o espaço não foi incluído nesta primeira chamada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário