10/05/2017

Festival Caymmi chega a Stella Maris com shows de novos artistas e programação diversa para mães e filhos


Fotos: Joana Rizério / Div.

Evento gratuito acontece nestes sábado e domingo, 13 e 14 de maio, na Praça de Stella Maris

Inspirado na força feminina e fazendo um convite especial para mães, filhas e filhos, o Festival Caymmi de Música promove uma nova movimentação de música, arte e cidadania, agora, no bairro de Stella Maris. Depois de ter passado pelo centro da cidade, onde reuniu mais de 4 mil pessoas no Passeio Público, e pelo Subúrbio Ferroviário, na última edição em Plataforma, o Festival desembarca nos próximos sábado e domingo (13 e 14 de maio) na Praça de Stella Maris. Nesta terceira edição, os dois dias de programação gratuita vão destacar novos talentos da música da Bahia, valorizando manifestações urbanas de arte, sustentabilidade e consumo consciente, além de bem-estar, gastronomia e feira de trocas. 

A música é o fio condutor dessa movimentação que recebe, nessa edição, oito novos artistas baianos – concorrentes ao Prêmio Caymmi de Música pela categoria ‘Show’–, além da participação especial de artistas convidadas. Aberta a todos os públicos, a programação é um convite para a celebração do Dia das Mães em família, com ações corporais, oficinas, sarau, feira de trocas, gastronomia e feira de expositores locais em atividades conduzidas por mobilizadores e grupos que já desenvolvem trabalhos no bairro e nas comunidades do entorno.

No palco, um espetáculo musical que conta, no sábado (13), com apresentações dos artistas Sylvia Patricia, Achiles, Pedro de Rosa Morais e Caian e além de participação especial da cantora e compositora baiana Manuela Rodrigues. No domingo (14), é a vez dos grupos Duo BAVI, Tabuleiro Musiquim, Maglore, Pirombeira tendo como convidadas especiais as Ganhadeiras de Itapuã. Os shows contam com direção artística de Márcio Meirelles e direção musical assinada por João Milet e Ronei Jorge. As atividades da programação têm início às 8h e os shows acontecem às 16h.

Além dos concorrentes da categoria ‘Show’, as produções dos concorrentes às categorias ‘Videoclipe’ e 'Música' também serão apresentadas durante o Festival. Ao todo, 258 músicas, entre instrumental e música com letra, e 80 videoclipes concorrentes serão incluídos na programação e veiculados ao público em todos os Festivais Caymmi.

Arte em Família - Praça Ocupada

Valorizando os espaços públicos da capital e em uma ação de pulverização da música da Bahia para novos públicos em diferentes bairros, o Festival Caymmi dialoga com a cidade, fazendo das praças e parques o palco de suas ocupações e convidando os atores sociais e coletivos artísticos das comunidades a ocuparem esses locais. Em Stella Maris, a programação terá início às 8h, nos dois dias, com atividades corporais e segue ao longo do dia com feira de trocas, Mercadilho, food trucks, exposição de artistas locais e oficinas até o show, às 16h.

No sábado (13), as atividades de bem-estar começam às 8h com a prática de Tai Chi Chuan, conduzida por Isa Machado, da Casa AmarEla. Aberta a todas as idades a atividade é um convite à família, para a prática conjunta. Às 13h, Yago Avelar, da Orquestra de Pandeiros, ministra a oficina de pandeiro aberta a todos os interessados. Mais tarde, às 16h, acontece o Sarau de Itapuã, promovido pela Casa da Música, que reúne artistas do bairro vizinho, Itapuã, em rodadas de música e poesia.

Dando espaço a criadores e artesãos, as feiras iniciam suas atividades às 10h, tanto no sábado quanto no domingo. Na feira de trocas, o público terá a oportunidade de trocar entre si, de forma aberta e livre, produções artísticas, objetos e bens imateriais diversos. Já o Mercadilho destacará a atividade produtiva nos setores das artes visuais, moda, design e decoração tendo como premissas o consumo consciente e a sustentabilidade. A programação ainda contará com food trucks e expositores gastronômicos locais, a partir das 12h, nos dois dias.
No domingo (14), Dia das Mães, as mulheres e mães recebem atividades dedicas a elas. A prática Yoga para Mães, especial para mulheres e facilitada por Clara Domingas, inicia essa programação às 8h. Em seguida, a Ação Quintal das Crianças reúne mães, filhas e filhos em atividades de vivência ambiental, com plantio de mudas nativas, que deixará, inclusive, um legado para o espaço coletivo. A oficina de adereços com materiais reutilizáveis, conduzida por Ives Quaglia, dá início às atividades da tarde. Seguida pelo mini cortejo com a Escola de Samba Unidos de Itapuã e a Baleia Gigante de Itapuã, manifestação artística tradicional do bairro, que acontece às 16h.

Festival Caymmi de Música

O Festival Caymmi de Música conta com direção geral de Elaine Hazin e direção artística de Márcio Meirelles. A concepção cenográfica dos espaços do Festival é assinada pela Mimo - Arquitetura Consciente, com criações do coletivo CRIA. Passeio Público, no centro da cidade, e Plataforma, no Subúrbio Ferroviário, receberam a movimentação do Festival Caymmi em abril. Em maio, além de Stella Maris, o Parque da Cidade receberá o evento, nos dias 27 e 28.

A curadoria dos shows do Festival, com a escolha dos artistas de cada apresentação, é assinada pela Comissão Julgadora do Prêmio, que à medida que assiste aos shows concorrentes define uma grade artística para os eventos. Vale ressaltar que a participação do show concorrente nas edições do Festival Caymmi não significa a seleção ou indicação do inscrito como finalista ou vencedor do Prêmio nesta categoria.

Com realização da Via Press Comunicação e Eventos, o Festival Caymmi de Música conta com patrocínio da Vivo e do Governo do Estado, através da lei de incentivo estadual FazCultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, além da parceria da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da BAND Bahia, Band News FM, TVE e Rádio Educadora.

Programação Festival Caymmi – Stella Maris (Praça de Stella Maris)

SÁBADO – 13/maio
8h – Tai Chi Chuan, com Isa Machado (Casa AmarEla)
10h – Início da Feira de Trocas e Mercadilho
12h – Food Trucks + Feira Gastronômica
13h - Oficina de Pandeiros, com Yago Avelar (Orquestra de Pandeiros)*
16h – Sarau de Itapuã (Casa da Música)
16h – Show | Sylvia Patricia, Achiles, Pedro de Rosa Morais e Caian
Participação especial: Manuela Rodrigues

DOMINGO – 14/abril
8h – Yoga para Mães - Especial para Mulheres, com Clara Domingas
9h - Ação Quintal das Crianças (Vivência Ambiental + Recreação para mães e filhos)
10h – Início da Feira de Trocas e Mercadilho
12h - Food Trucks + Feira Gastronômica
13h - Oficina de Adereços com materiais reutilizáveis, com Ives Quaglia*
16h – Mini cortejo com Escola de Samba Unidos de Itapuã + Baleia Gigante de Itapuã
16h – Show | Duo BAVI, Tabuleiro Musiquim, Maglore, Pirombeira
Participação especial
: As Ganhadeiras de Itapuã
*Inscrições no local, 1h antes de cada atividade. Vagas Limitadas!

Serviço:
Festival Caymmi de Música
Datas: 13 e 14 de maio (sábado e domingo)
Local: Praça de Stella Maris (Alameda Praia de Guarapari – Stella Maris)
Horário: Atividades – a partir das 8h | Shows – 16h
Atrações: Sylvia Patricia, Achiles, Pedro de Rosa Moraes e Caian (sab) |
Duo BAVI, Tabuleiro Musiquim, Maglore, Pirombeira (dom)
Participações especiais: Manuela Rodrigues (sáb) e Ganhadeiras de Itapuã (dom)
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário