quinta-feira, 18 de maio de 2017

INSTITUTO ACM NA SEMANA DE MUSEUS




Espaço conta com acervo sobre a história da Bahia



A 15ª Semana Nacional de Museus conta pela primeira vez com a participação do Instituto ACM, localizado no Terreiro de Jesus. O espaço possui um acervo permanente sobre a história da Bahia e a memória do Senador Antônio Carlos Magalhães e tem recebido estudantes de 11 a 17 anos vindos de escolas municipais durante toda a semana. Promovida pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, a Semana de Museus acontece até o dia 19 de maio e tem o objetivo de fomentar a ida aos espaços e criar um marco durante o mês.

“A visita guiada no Instituto ACM é uma porta aberta para se descobrir mais uma história que se construiu a partir do cotidiano da cidade do Salvador. Entender como, através da valorização do patrimônio imaterial, foi possível se perceber uma identidade local. É um convite à reflexão”, destaca Claudia Vaz, diretora executiva do espaço. No local, é possível conhecer um acervo formado por 5.200 peças entre livros, cartas, discursos, clipping de jornais e revistas, objetos de arte, charges, fotografias, comendas e títulos sobre fatos e acontecimentos que revelam a história do estado e do país em 53 anos de vida pública de ACM.

O público que visitar o espaço pode ainda conferir uma exposição fotográfica com o antes e depois da reforma realizada nos anos 80 no Pelourinho, assim como imagens de itens marcantes da cultura baiana, a exemplo dos Filhos de Gandhi e de prédios históricos. O Instituto ACM ainda possui em suas dependências obras de artistas como Carybé, Calasans Neto, Tati Moreno, Jenner Augusto, Rescála, entre outros.

As visitas guiadas programadas para a 15ª Semana Nacional de Museus já estão todas agendadas, mas o Instituto ACM está de portas abertas para o público visitante que quiser conhecer o acervo. Grupos interessados em agendar uma visita guiada devem ligar no telefone (71) 3321-8839.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário