04/05/2017

Jair Gabriel da Costa, peregrino das cores, lança livro de arte no Palacete das Artes nesta sexta (5 de maio)



“Amazônia, a Natureza em Destaque”, é o primeiro livro do artista plástico Jair Gabriel da Costa, e será lançado no Palacete das Artes nesta sexta (5 de maio), às 19h. A publicação reúne 129 telas do artista e faz um amplo panorama da produção que Jair Gabriel vem desenvolvendo ao longo de mais de duas décadas.
Autodidata, o artista possui um estilo tão próprio e marcante que dispensaria assinatura. A mestria do seu traço pode ser reconhecida em todas as suas obras. Para Ermanna Cavazzoli da Costa, organizadora do livro e curadora da obra do artista,  “o livro nos possibilita acompanhar a evolução e o amadurecimento da pintura de Jair Gabriel no decorrer desses 22 anos de dedicação, e ver como ele alcançou o domínio da técnica do pontilhismo e a singularidade na composição das cores”.
Mais do que uma alusão à temática do autor, o título,  “Amazônia, a Natureza em Destaque”, é uma chamado para um mergulho em uma Amazônia que vai além da grande reserva da fauna, flora e dos recursos naturais que o País possui. É uma imersão em uma Amazônia mitológica, rica de signos e de significados.
“Eu nasci em Porto Velho, mas até meus 9 anos, minha família passava tempos na cidade e tempos na floresta.  Meu pai, José Gabriel da Costa, trabalhava com seringueiro na extração do látex. Em 1959, passamos a viver na floresta por 6 anos. Penso que é dessa vivência na floresta que vem a inspiração para o meu trabalho. As plantas, os bichos, as aves, os sons da floresta e o principal: as histórias que a gente ouvia, as lendas”, constata Jair Gabriel. 
Antonia Herrera, doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, explica que “há uma atmosfera de encantamento e reverência que perpassa as telas de Jair Gabriel e que faz com que o espectador possa louvar a vida e suas manifestações organizadas em formas artísticas”.


SERVIÇO:

Lançamento do livro “Amazônia: A natureza em destaque”, de Jair Gabriel
Valor do livro:
Quando: sexta feira, 5 de maio de 2017, a partir das 19:00h até as 21:00h
Onde: Palacete das Artes (Rua da Graça, 284- Graça)
Contato: Ermanna Cavazzoli da Costa – 71-98867-7802
Assessoria do Palacete: 71 999745858

Nenhum comentário:

Postar um comentário