03/05/2017

PELOURINHO RECEBE FEIRA COM OFICINAS, SHOWS, BATE-PAPO E PROGRAMAÇÃO INFANTIL

Evento marca o encerramento da primeira fase do projeto “Bahia Revoluções Criativas” e conta ainda com exposição e venda de artigos artesanais

O Terreiro de Jesus será palco de uma programação intensa neste final de semana, dias 6 e 7 de maio. Na ocasião, acontece a feira marcando o encerramento da primeira fase do projeto “Bahia: Revoluções Criativas”, iniciativa que inclui formação em gestão do negócio, empreendedorismo, noções de design sustentável e reaproveitamento de resíduos. As atividades, inteiramente gratuitas, incluem oficinas de pintura em camiseta e de torços, apresentações de grupos de capoeira, bate-papo sobre empoderamento feminino, apresentação de capoeira, shows de Bruna Barreto, ex-The Voice, e Gabriela Ferreira, ex-Superstar, além de diversas atrações infantis.

O público que comparecer à feira poderá conferir o resultado do trabalho realizado dentro do projeto “Bahia: Revoluções Criativas”. Voltado para promover a qualificação e a promoção do mercado local de Economia Criativa como fatores de transformação social, a iniciativa foi dividida em Armazéns Criativos nas áreas de tecelagem, design e capoeira.  
A primeira fase, que encerra agora, teve uma duração total de seis meses, com aulas uma vez por semana, realizadas na sede do Instituto ACM, no Pelourinho. Entre os itens que serão disponibilizados ao público para venda – todos com o conceito de artesanato feito a partir de matéria-prima de reuso – bolsa com embalagem de café, esculturas de jornal, terrários de garrafa, pintura em vidro, itens de decoração e moda e até a utilização de uniformes descartados da construção civil para diversos fins.

Programação
As atividades na feira iniciam no sábado, 6 de maio, às 10h, com as oficinas de pintura em camisetas, ministradas por Menelaw Sete, e a de torço, com Negra Jhô. Não é necessária inscrição prévia para participar e quem quiser levar para casa os produtos criados nas oficinas deve adquirir diretamente com os artistas. A programação segue com a apresentação do grupo Capoeira de Rua do Terreiro de Jesus e da participação do Coletivo Sussurradeiras com sussurros poéticos. A partir das 15h30, a ex-The Voice Bruna Barreto se apresenta com canções autorais e sucessos da MPB, encerrando as atrações do dia.

Ainda no sábado acontece um bate-papo sobre empoderamento feminino com o Coletivo Minissaia. Estão confirmadas as participações de Gabriela Souza, Monique Maione, Natália Monteiro, Paulinha Paz, Rodrigo Almeida, Sarah Oliveira e Vanessa Ventura. "O maior ganho do Coletivo é a transformação que conseguimos fazer na vida de tantas pessoas. Através de ações sociais, debates, discussões e intervenções, promovemos representatividade, engajamento e respeito às diversidades. Receber o convite do Instituto ACM para um papo no Bahia: Revoluções Criativas nos enche de orgulho e satisfação. Estar lá é reafirmar nosso compromisso com a transformação social e um mundo melhor”, declara o idealizador do coletivo, Rodrigo Almeida.

No domingo, 7, acontece novamente a oficina de torços com Negra Jhô, e serão realizadas apresentações dos grupos Capoeira Grupo Girassol (Alto de Coutos), Associação Nascente Capoeira (Ribeira) e Capoeira de Rua do Terreiro de Jesus. O Coletivo Sussurradeiras marca presença novamente com os sussurros poéticos e, às 15h, acontece o bate-papo, mediado por Iracema Marques, com o tema “Capoeira, História, Cultura e Esporte”, com a participação dos mestres Jairo, Aristides Pupo, Paulão, Duda e do contramestre Veru Filho. A programação de domingo encerra com o show de Gabriela Ferreira que inicia às 16h. A cantora, ex-participante do programa Superstar, irá trazer grandes sucessos de artistas baianos, como Gerônimo, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Novos Baianos.

Atividades infantis
Os pequenos irão se deliciar com a programação voltada especialmente para eles. No sábado, quem marca presença é o Mágico Mingau, a partir das 11h, com um espetáculo de ilusionismo e magia. Já no domingo, a diversão acontece por toda a manhã com o Malubambu, casa de brincadeiras que irá realizar diversas atividades lúdicas com as crianças. Entre as atividades, estão oficina de bolha de sabão, oficina de comida de flores e folhas, oficina de brincadeiras motoras, torre de bacias, cabo de guerra, oficina de brincadeiras de rua, construção de brinquedo com sucatas e brincadeiras com tinta. No domingo ainda tem a participação do Grupo Corrupio, às 11h, que traz um show musical especial para as crianças.

Apoio
O Bahia: Revoluções Criativas é uma realização do Instituto Antonio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória e conta com o patrocínio da Coelba e os apoios da Rede Bahia, da Brazil Volunteers, da Bocazul Produtos Têxteis, da Bahia Comunicação, da LX Topografia e da Oca Arquitetura.

Confira a programação completa da feira abaixo:

Sábado - 06/05
09h – Abertura da Feira
10h – Oficina de Pintura em Camisetas com Menelaw Sete
10h – Oficina de Torços com Negra Jhô
10h30 – Capoeira de Rua do Terreiro de Jesus
11h – Mágico Mingau
14h – Capoeira de Rua do Terreiro de Jesus
14h – Coletivo Sussurradeiras (sussurros poéticos)
14h30 – Bate-papo sobre Empoderamento Feminino com Coletivo Minissaia
15h30 – Show Bruna Barreto
17h – Encerramento da Feira

Domingo - 07/05
09h – Abertura da Feira
09h às 12h – Malubambu Atividades Infantis
10h – Oficina de Torços com Negra Jhô
10h30 – Capoeira de Rua do Terreiro de Jesus
11h – Grupo Corrupio
14h – Capoeira Grupo Girassol (Alto de Coutos), Associação
Nascente Capoeira (Ribeira), Capoeira de Rua do Terreiro de Jesus
15h – Bate-papo Capoeira, História, Cultura e Esporte
16h – Coletivo Sussurradeiras (sussurros poéticos)
16h – Show Gabriela Ferreira
17h – Encerramento da Feira

Serviço:
O que: Feira “Bahia: Revoluções Criativas”
Quando: 6 e 7 de maio (sábado e domingo), das 9h às 17h
Onde: Terreiro de Jesus – Pelourinho
ENTRADA GRATUITA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário