10/05/2017

SEMANA NACIONAL DE MUSEUS PROMETE ENTRETER PÚBLICO BAIANO



Museu da Misericórdia terá roteiro voltado para abordagens sobre rituais de sepultamento das sociedades do século XVIII e XIX


Entre os dias 15 e 21 de maio, acontece a 15ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado oficialmente em 18 de maio. Este ano, mais de mil museus de todo o país irão oferecer ao público 3 mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

Em Salvador, o Museu da Misericórdia, mantido pela Santa Casa da Bahia, terá como tema os "Rituais de Sepultamento no Brasil de Outrora". O roteiro programado para o período de visitas contará com abordagens sobre os rituais de sepultamento das sociedades do século XVIII e XIX. A entrada é gratuita.

A ação será marcada pela abertura da visitação permanente do grande público ao ossuário de 1770 localizado no Museu da Misericórdia, que antes só recebia visitantes em ocasiões especiais.“Em 2002, foi realizada higienização e prospecção nas paredes do ossuário que revelou trechos da pintura original, compostas por representações de flores de papoula, símbolos de Morfeu, o Deus do Sono na Mitologia Grega. Durante o século XVII, o espaço abrigou a enfermaria feminina do Hospital da Caridade, primeira entidade de saúde do Estado, fundado pela Santa Casa da Bahia, em 1549. No século XVIII, passou a ser utilizado como ossuário, destinado à Irmandade da instituição”, explica Osvaldina Cezar, museóloga do Museu da Misericórdia.

Além disso, serão realizadas duas rodas de conversa. A primeira delas será ministrada no dia 15 de maio, às 17h, por João José Reis, autor do livro “A Morte é uma Festa”, que apresenta uma abordagem criteriosa sobre os rituais e atitudes diante da morte, passando pelaRevolta da Cemiterada, no século XIX, fato que marca o início dos sepultamentos de membros da alta sociedade ao ar livre, na Bahia. Já no dia 19 de maio, às 16h, uma roda de conversa sobre Arquitetura Funerária será conduzida por Francisco Senna, arquiteto e ex-presidente da Fundação Gregório de Mattos. Ambas serão abertas ao público.

Durante as atividades, os visitantes também terão acesso às informações sobre a responsabilidade legal da Santa Casa da Bahia com os sepultamentos, dada à instituição pela Coroa Portuguesa, quando pessoas socialmente desprivilegiadas eram enterradas no extinto cemitério do Campo da Pólvora. 





Novo horário
Desde o início de janeiro deste ano, o Museu da Misericórdia passou a contar com novos horários de funcionamento. O local fica aberto ao público, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, aos sábados das 9h às 17h, e aos domingos e feriados, das 12h às 17h.

Sobre o Museu da Misericórdia
Instalado no prédio que abrigou o primeiro hospital da Bahia e a sede administrativa da Santa Casa da Bahia, em prédio erguido no século XVII e tombado pelo IPHAN em 1938, o Museu da Misericórdia é um dos mais importantes espaços culturais do estado e possui em seu acervo obras que contam parte da história da Bahia e do Brasil. Pertencente à Santa Casa da Bahia, o museu também tem em seu espaço a Igreja da Misericórdia, um dos mais significativos monumentos religiosos de Salvador e considerada ainda uma grande representante dos estilos barroco, neoclássico e rococó.

Sugestões de fontes:
- Osvaldina Cezar, museóloga do Museu da Misericórdia.

- João José Reis, autor do livro “A Morte é uma Festa” e ganhador do prêmio Jabuti, em 1992.

- Francisco Senna, arquiteto e ex-presidente da Fundação Gregório de Mattos (1997-2004).


SERVIÇO:
O quê: Semana Nacional de Museus – Roda de Conversa "A Morte é uma Festa - 25 anos depois", com João José Reis.
Onde: Museu da Misericórdia (Rua da Misericórdia, nº 6 , Praça da Sé, Salvador).
Quando: 15 de maio (segunda-feira).
Horário: às 17h.
Mais informações: (71) 2203-9832 / 2203-9830.
Entrada gratuita.


SERVIÇO:
O quê: Semana Nacional de Museus – Roda de Conversa "Arquitetura Funerária", com Francisco Senna.
Onde: Museu da Misericórdia (Rua da Misericórdia, nº 6 , Praça da Sé, Salvador).
Quando: 19 de maio (sexta-feira).
Horário: às 16h.
Mais informações: (71) 2203-9832 / 2203-9830.
Entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário