22/08/2017

Artista visual SuperAfro mostra a realidade de quem vive à margem em exposição na Galeria Acbeu





O olhar sobre a inclusão social, é o tema da exposição Depois há margem, que o artista plástico SuperAfro inaugura na Galeria Acbeu no dia 1o, das 19h às 22h. A mostra, que tem curadoria de Eriel Araújo, conta com desenhos sobre tela feitos com giz de cera, pastel oleoso e tinta acrílica, com dimensões que variam entre 60cm x 60cm e 200cm x 150cm. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de setembro e poderá ser visitada, de segunda a sexta, das 14h às 20h, e sábados, das 9h às 13h.

Residente da comunidade Bairro da Paz há mais de duas décadas, o artista propõe um novo olhar sobre os excluídos e, vai além quando quer evidenciar os valores e qualidades de quem vive à margem dos grandes centros urbanos. Com sua arte, Super Afro mostra os signos que traduzem o estilo de vida e ideais próprios dos moradores do bairro, através do uso de roupas, objetos, cortes de cabelo, tatuagens e outros ornamentos.

O processo criativo começa com as fotografias que o artista captura relatando o dia-a-dia dessas pessoas. “As fotos se transformam em desenhos que têm uma dimensão maior do que simplesmente a arte, pois se propõem a discutir algumas questões políticas presentes em cenas de um cotidiano confrontado pelas distâncias e estereótipos pré-determinados pela história do poder”, explica o artista. “Assim, o trabalho extrapola o olhar e atinge o sensível, procurando desconstruir paradigmas que embrutecem o Ser”, completa.

 “Nesta exposição intitulada Depois há margem, SuperAfro usa materiais que riscam e depositam desenhos-ideias sobre uma superfície plana, reestruturada pela ação de rasgar e costurar a tela de algodão, uma tentativa metafórica de recomposição do espaço e do lugar, resultando em cicatrizes de um desejo forjado”, escreveu Eriel Araújo no texto curatorial. 

Serviço:
O que: Exposição Depois há margem 
Quem: artista visual SuperAfro
Quando: abertura, sexta, 1o de setembro, das 19h às 22h; visitação de 1o a 30 de setembro, de segunda a sexta, das 14h às 20h, e sábados, das 9h às 13h.
Onde: Galeria Acbeu – Av. Sete de Setembro, 1883 - Corredor da Vitória
Informações: (71) 3444-4411 - www.acbeubahia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário