23/08/2017

Artistas celebram com música e poesia os dez anos do Sarau de Itapuã





O Espaço Cultural Casa da Música sedia o sarau desde a sua primeira edição

A Casa da Música, localizado às margens da Lagoa do Abaeté, recebeu na noite desta segunda-feira (21) uma edição comemorativa pelos dez anos do Sarau de Itapuã. Em uma noite de muita celebração, músicos, artistas, poetas, produtores culturais, agentes da cultura popular e comunidade participaram dessa edição especial do sarau que já faz parte do calendário cultural da cidade.
O mestre capoeirista Tyko Kamaleão, da Casa Clandestina Capoeira Mutações, abriu a noite com uma roda de capoeira holística, além dele se apresentaram, a cantora e compositora, Dona Salvadora e o músico Moacy Mendes, que tiveram o auxílio luxuoso de do coordenador do espaço, Amadeu Alves e do bandolinista, Fabrício Rios. Em seguida se apresentaram os músicos do grupo Os Andrades fez o público cair no samba.
Quem também encantou o público com um repertório ímpar foi o cantor cubano Alexey Martinez. Ele que já participou de outras edições também não podia faltar à noite de comemoração pelos dez anos do Sarau de Itapuã. Alexey ganhou projeção nacional após participar da quinta temporada do The Voice Brasil.
Nesses 10 anos ininterruptos de programação do sarau, foram realizados 240 encontros culturais, promovendo o acesso à arte e enriquecendo a produção local. Para Amadeu Alves, coordenador do espaço cultural, a programação tem papel fundamental na revitalização do bairro. “Vem sendo de grande valor no trabalho de revitalização cultural do bairro de Itapuã e especificamente na famosa Lagoa do Abaeté, voltando a ser visitada por famílias e pessoas de todas as idades interessadas em cultura”, conta o coordenador.
O Sarau de Itapuã é uma realização da Casa da Música, Espaço Cultura da SecultBA, em parceria com a IMA (Independência Musical Associada). O evento acontece há 10 anos, quinzenalmente, às segundas-feiras. O formato de Sarau permite a participação interativa do público em uma série de atividades.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro Cultural de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturais.wordpress.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário