14/08/2017

Barril lança primeira edição impressão da revista no dia 25 de agosto


Evento ocorrerá dentro da programação da 11° IC Encontro de Artes


Depois de 14 edições digitais, a Revista Barril – que acaba de celebrar um ano de muita produção – vai lançar no dia 25 de agosto uma edição impressa comemorativa com os textos que já foram publicados pela magazine e ultrapassam a emergência/factualidade das redes sociais. O evento integra a programação do 11° IC Encontro de Artes, festival de artes que a Barril irá cobrir.
O lançamento ocorrerá no pátio do Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA, no Corredor da Vitória, a partir das 20h, e contará com a discotecagem dos DJ's Allie – residente do Goethe, Igor de Albuquerque - que também é Colunista e Editor da Barril, finalizando com o DJ André Oliveira. Anteriormente ao lançamento, o performer baiano Tiago Ribeiro apresenta o jogo Projetil BillyThe Kid, às 19h.
Essa edição de celebração conta com textos escritos pelos integrantes da Barril para as seguintes colunas/editorias: Crítica; Crítica da Crítica; Rizoma; Ensaios; Tretas; Selfies e Colunas Especiais. A revista impressa será distribuída gratuitamente.
Um dos critérios que os três editores da edição especial - Daniel Guerra, Diego Pinheiro e Igor de Albuquerque - definiram para a escolha dos textos é a força deste para além da ocasião, evento, ou espetáculo criticado, ou seja, a autonomia enquanto escrita e estilo. Os textos possuem uma independência com relação ao tempo contemporâneo do aqui-agora-já.
“Uma emergência que é bem característica das redes sociais. O que por sua vez remete à instantaneidade do jornalismo. A ideia é que os textos sejam lidos como obras em si, em qualquer tempo-espaço, onde se entenda português”, reforça Daniel Guerra, que também é diretor teatral.
Em tamanho padrão e impressa em papel reciclato, a diagramação da Revista Barril é de Laís Machado (que é Colunista e membro do Conselho Editorial da magazine). As ilustrações são da nova colaboradora da Barril, a artista plástica Amine Portugal.

Barril
Lançada em março de 2016, a revista virtual nasce de uma inquietação quanto a produção crítica em artes cênicas na cidade e no mundo inteiro: a crítica deixa de ser veiculada nos jornais impressos e ser exclusividade de jornalistas; passa a ser feita pelos próprios artistas, seja em blogs, sites, zines, etc. O diferencial da Barril está na linguagem, que ganha corpo na organização das colunas e no estilo da escrita.
Daniel Guerra explica que cada editoria provoca o crítico a um posicionamento distinto com relação ao objeto, através de seus nomes (Crítica da Crítica, Treta, Rizoma, etc), e nos textos, onde se deve ser evitada tanto a linguagem do jornalismo cultural quanto a acadêmica.
Barril é composta por um grupo diverso e seus integrantes são atuantes em áreas como teatro, arte educação, performance, artes visuais, literatura e audiovisual. Essa diversidade transforma a Revista num veículo polifônico e, naturalmente, as especificidades, particularidades e bagagens de cada uma dessas vozes, abrem espaço para novas possibilidades de produção crítica.
Atualmente, os integrantes são Laís Machado (atriz, performer, design gráfica e pesquisadora), Igor de Albuquerque (tradutor, escritor e contista), Daniel Guerra (diretor teatral, cineasta e videomaker), Bárbara Pessoa (dramaturga e arte educadora), Alex Simões (poeta, tradutor e performer) e Diego Pinheiro (diretor teatral, escritor e dramaturgo). Participaram ainda artistas convidados como Iuri Tripodi, Olga Lamas, Thor Vaz, Marie Thauront, Diego Alcântara, entre outros.
Em apenas um ano, a revista já foi convidada para escrever sobre os espetáculos que circularam no 10° IC Encontro de Artes, Festival Latino Americano de Teatro da Bahia - Filte, Festival Internacional de Artes Cênicas – FIAC – e para a Mostra Internacional de São Paulo – MITsp.
Com o crescimento da notoriedade pública, principalmente, da classe artística, os integrantes, vira-e-mexe, estudam a possibilidade de partir para outras áreas da arte. “Não queremos ficar restringidos apenas às artes cênicas. Pretendemos assimilar cada vez mais novos colaboradores e parcerias. Mas, atualmente, a ideia é fazer comunicar cada vez melhor o pensamento cênico de Salvador para todo o Brasil”, explica Daniel Guerra.

Artistas
            Falando em classe artística, os integrantes da Barril falam que a relação com eles é sempre complexa, como tudo que se abre ao diálogo. “É bom que seja assim. Entendendo com clareza as coisas. Só temos a crescer, dos dois lados. Uma das coisas mais importantes nessa relação é sacar que o crítico não é um jornalista cultural, ele é um pensador especializado”, pontua Guerra, ao acrescentar que só o tempo gera confiança e à medida que a classe enxergue a Barril como publicação profissional e responsável, o diálogo será cada vez mais tranquilo e profundo. 

Projeto
Em 2016, a Barril foi selecionada no Edital Setorial de Teatro, do Fundo de Cultura do Estado da Bahia – Secult-Ba, com o projeto Dinamização Crítica, que busca expandir o público e tornar a produção de pensamento mais acessível. A produção executiva é da Gameleira Artes Integradas.
“O projeto de Dinamização Crítica é mais do que ampliar o território da Revista Barril, mas energizar a produção crítica em Salvador. É fazer enxergar a importância estética e dialógica da produção crítica”, destaca Diego Pinheiro.
Dentre as ações, a realização de dois intercâmbios com críticos de revistas nacionalmente reconhecidasCaixa de Pont[o] – Jornal Brasileiro de Teatro, de Santa Catarina, e Antro Positivo, de São Paulo. Outra ação do projeto foi a convocatória de críticas escritas por artistas (de qualquer área), pesquisadores, críticos, ensaístas, espectadores e pensadores de modo geral das artes cênicas (performance, teatro, dança, estéticas híbridas e/ou espetáculos multilinguagem) da Bahia e de todo o país.
Essas duas ações possibilitaram um diálogo maior com o público potencial da Barril. “Nos intercâmbios, se reuniram em torno da crítica pessoas de múltiplas áreas, interessadas por essa forma de olhar o mundo, que é a crítica. Além de nos deparar com leitores assíduos desde o início e conhecemos novos colaboradores. Através da Convocatória fizemos contato com colaboradores de outros estados, e isso foi maravilhoso, pois a Barril vai sendo conhecida para além da nossa cidade”, festeja Daniel Guerra.

Serviço
O quê: Revista Barril – lançamento de edição impressa
Quando: 25 de agosto, a partir das 20h
Onde: Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA, no Corredor da Vitória
Entrada: Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário