23/08/2017

Campanha busca conscientizar população sobre os benefícios imediatos e a longo prazo para quem decide parar de fumar




NOB promove evento aberto ao público no dia 29, no Yacht Clube da Bahia



Ao inalar um cigarro, o fumante absorve mais de 4.700 substâncias nocivas à saúde, sendo 43 cancerígenas. Com a Campanha “E se eu parar de fumar?”, oNOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) e o Grupo Oncoclínicaspretendem conscientizar a população sobre os benefícios – para a saúde e para o bolso - que um pessoa conquista ao parar de fumar. Através do hotsite http://www.seeuparardefumar.com.br/ e das redes sociais, uma calculadora virtual mostra quanto a pessoa pode economizar ao deixar de fumar, transformando essa economia em sonhos de consumo, e quais os benefícios à saúde que um ex-fumante adquire imediatamente ou anos após deixar o vício. Em 20 minutos a pressão arterial e a frequência do pulso voltam ao normal. Em 2 horas não há mais nicotina circulante no sangue. Em 1 ano o risco de doenças ligadas aos males do coração, como infarto, cai pela metade.

No dia 29 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo, o NOB promove um debate multidisciplinar e interativo, aberto ao público, no Yacht Clube da Bahia, às 8h30, com o tema “Parar de Fumar - Aposte nessa ideia”O evento écoordenado pela oncologista Samira Mascarenhas, da equipe do NOB, e vai contar com a participação de médicos de outras especialidades, nutricionista e psicóloga.

O cigarro é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão, o tumor maligno mais comum em todo mundo e um dos mais letais. No Brasil, o INCA estima 28.220 novos casos de câncer de pulmão para 2017.

Mesmo após tomar a decisão de se parar de fumar, é fundamental que a pessoa acompanhe a saúde. Os males oriundos do fumo são inúmeros e a detecção precoce é o melhor caminho para uma vida com mais qualidade. O rastreamento do câncer de pulmão reduz em 20% a mortalidade por este tipo de tumor ao identificar a doença em sua fase inicial. Os exames de rastreamento são indicados para pacientes fumantes, de 55 a 74 anos, que fumam 30 maços por ano ou que pararam de fumar há menos de 15 anos. A cirurgia minimamente invasiva (cirurgia torácica videoassistida) oferece tratamento adequado do câncer de pulmão localizado, com rápida recuperação, sendo possível o tratamento de pacientes mais idosos e com graus variados de comprometimento da função pulmonar. Os novos tratamento com drogas-alvo e a imunoterapia são exemplos dos avanços recentes no tratamento do paciente com câncer de pulmão avançado, oferecendo ao paciente melhora significativa em sua qualidade de vida.

Você conhece bem um cigarro?

Mais de 4.700 substâncias tóxicas são encontradas na fumaça do cigarro. Fumantes e quem convive com eles, os chamados fumantes passivos, estão sujeitos aos efeitos tóxicos do cigarro. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa de morte evitável no mundo. De acordo com a OMS, a cada ano mais de cinco milhões de pessoas morrem em todo mundo em consequência do consumo de cigarro. No Brasil, 200 mil mortes por ano são atribuídas ao hábito de fumar.

Cerca de cinquenta doenças estão associadas ao tabagismo, câncer (de lábio, língua, laringe, esôfago, pulmão, bexiga, mama e outros), o infarto agudo do miocárdio, o enfisema pulmonar e a bronquite crônica, AVC ou derrame cerebral, a hipertensão e a impotência sexual.

Quinze anos é o tempo necessário para que os ex-fumantes passem a ter os mesmo riscos de desenvolver doenças daquelas pessoas que nunca fumaram

Sobre o NOB

O NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) integra o grupo Oncoclínicas, que reúne 40 unidades de referência no tratamento oncológico no país. Fundado em 1992, o NOB tem sua sede na Avenida Ademar de Barros, 123, no bairro de Ondina, em Salvador, e conta também com unidades em Lauro de Freitas e no Hospital da Bahia, tendo como missão o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico. Para isso, conta com um corpo clínico formado por diversos especialistas, dentre oncologistas, hematologistas, reumatologistas, algologistas (tratamento da dor), nutricionistas e psicólogos que atuam juntos de forma multidisciplinar, com foco no atendimento humanizado e individualizado para garantir o melhor para o paciente. Sua equipe é altamente qualificada e comprometida com o aprimoramento contínuo.

A instituição conquistou, de forma pioneira no Nordeste, o nível máximo da Acreditação pela ONA e também conta com a parceria de um centro de referência mundial em tratamento do câncer, o Dana Farber Cancer Institute, afiliado a Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário