23/08/2017

Carne do Umbigo pela primeira vez em Salvador


Poeta Maria Rezende apresenta recital de poemas dos seus três livros

Nos dias 14 e 15 setembro, a poeta e performer Maria Rezende aporta em Salvador, no Poró Restaurante & Bar, para curtíssima temporada do espetáculo “Carne do Umbigo”: um recital de poemas contemporâneo, multimídia, pensado e dirigido pela própria poeta. Sozinha no palco, Maria diz poemas dos seus três livros, Substantivo Feminino (2003), Bendita Palavra (2008) e Carne do Umbigo (2015), de forma cotidiana e informal. Na ocasião, os livros serão lançados no espaço, que fica no histórico Santo Antônio Além do Carmo, com sessão de autógrafos após o espetáculo, que está marcado para as 20h30.

O espetáculo é intimista e traz o frescor da linguagem cotidiana para a poesia. Contempla toda a versatilidade da artista Maria Rezende pois inclui a performance ao vivo e também poesia em linguagem audiovisual, videopoemas líricos e fortes, com imagens que foram captadas e editadas pela própria poeta (que também é editora de filmes e séries de televisão) e trilha sonora de artistas contemporâneos brasileiros. “Carne do Umbigo”, que tem como cenário, fotos de Ana Alexandrino de relevos humanos, ambientação de Lara Cunha e figurino de Mel Akerman, já esteve em temporada no Rio de Janeiro e também na Europa (Lisboa, Ovar, Porto e Barcelona), tem duração de uma hora e é voltado para o público adulto.

A poesia de Maria Rezende é simples, vem de dentro, das entranhas, é  visceral. Fala de um feminino vivo, pulsante e atual, lança um olhar para a cidade e também para dentro de si, com versos que traduzem a maturidade de quem viveu amores e perdas, aprendeu a se reconhecer e se redescobrir.

Sobre Maria Rezende:
Maria Rezende é poeta, performer e montadora de cinema e televisão. Publicou os livros Substantivo Feminino (2003), Bendita Palavra (2008) e Carne do Umbigo (2015) e sua poesia já recebeu elogios de nomes como Manoel de Barros, Eduardo Galeano e Ferreira Gullar. Maria aprendeu a dizer poemas aos 18 anos e desde então a palavra falada é um dos pilares  da sua poesia e já se apresentou por todo o Brasil e pela Europa (Portugal e Espanha). Além da vida literária e cinematográfica, Maria também é celebrante de casamentos. A função, que ela já exerce informalmente há dez anos, em casamentos de amigos, acabou virando trabalho, e hoje ela realiza cerimônias personalizadas e cheias de poesia.


Serviço:
Espetáculo Carne do Umbigo
Gênero: Poesia
Dias: 14 e 15 de setembro
Horário: 20h30
Entrada: R$20
Local: Poró Restaurante & Bar (Rua do Carmo, 13 - Santo Antônio do Carmo)
*Lançamento inédito dos Livros Substantivo Feminino (2003), Bendita Palavra (2008) e Carne do Umbigo (2015) com sessão de autógrafos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário