28/08/2017

Cozinha Show do Tempero Bahia movimentará o Passeio Público nos dias 16 e 17 de setembro



Receitas, degustações, técnicas e teorias estão na pauta das aulas 
que os  chefs de cozinha ministrarão gratuitamente

Verdadeira atração do Festival Tempero Bahia, a Cozinha Show tem tudo para ser um dos espaços que mais despertará o interesse dos amantes da gastronomia, no primeiro fim de semana do evento gastronômico. Quem participar terá oportunidade de aprender um pouco mais sobre a cozinha brasileira com os chefs escalados para ministrar as aulas. Instalada no Passeio Público, ao lado do Palácio da Aclamação, a Cozinha Show reserva grandes encontros e uma programação intensa.

No sábado, 16 de setembro, às 11h, quem inicia as aulas é o chef pernambucano Cesar Santos, presidente da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL), parceira do Tempero Bahia. No fogão, com as caçarolas aquecidas, o chef apresentará o tema Que coisa é essa? A cozinha de Cesar Santos, enquanto prepara o Camarão com caju. Das 12h30 às 13h30, o chef australiano radicado na Bahia, Richard James Fehlberg, ensinará como fazer um delicioso Pão artesanal com infusão de capim limão, recheado com mantinha na manteiga de garrafa com alho poró, queijo coalho e castanha de caju

Risoto à baiana, feito com polvo e pescado com dendê, pimenta de cheiro, leite de coco, deglaceado no vinho branco com crispy de banana da terra, é a receita que a chef Jacqueline Bonfim, do Senac BA ensinará a fazer na sua aula, das 14h às 15h. Na sequência, das 15h30 às 16h30, o chef Beto Pimentel, conhecido pela sua cozinha personalíssima no restaurante Paraíso Tropical, estará à frente da plateia para mostrar sua Moqueca de mariscos da Baía de Todos os Santos. Encerrando o dia, das 16h30 às 17h15, o Professor Durval Libânio Mello, mostrará como fazer chocolate caseiro, com o tema Da árvore à barra – Como fazer chocolate de origemem casaSuperintendente de Educação Profissional da Secretária de Educação do Estado da Bahia, o Professor atua em projetos de pesquisa participativa e extensão inovadora, relacionados ao agroecossistema Cacau Cabruca.

No domingo, 17, às 11h, quem abre a maratona de aulas, é o paulista Tim Vianna, chef executivo do restaurante Passeio da Vitória do Sheraton da Bahia Hotel, que proporcionará sabor e técnica ao preparar o Camarão pitu ao vapor de aromas, acompanhado de arroz d´Hauçá. Das 12h30 às 13h30, com o tema Cozinha de Origem, os chefs Fabricio Lemos e Lisiane Arouca, do restaurante Origem, estarão à frente da Cozinha Show. Logo após, das 14h às 15h, o chef da Boa Lembrança, o gaúcho Alexandre Sharin, mostrará como usar especiarias nas receitas com a Chicken Tikka Massala, prato de origem indiana.

A Cozinha Show será encerrada com outra chef da Boa Lembrança, a carioca Joana Gallo, do restaurante Donna Jô, em Búzios, onde ela já faz oficina de comidas saudáveis pra crianças e motiva os pais a participarem. E é este o tema da aula que ministrará para o público infantil das15h30 às 16h30, ensinando a fazer Espetinho de frutas com caldas – Pais e filhos na cozinha. As aulas são gratuitas, todas com degustação, e duração de uma hora com início às 11h. Para garantir lugar, o ideal é enviar e-mail pelo site do Tempero Bahia, www.temperobahia.com.br, ou se inscrever com até uma hora de antecedência, na própria Cozinha Show.

Tempero Bahia
O Tempero Bahia contará com 25 restaurantes, de Itapuã até o Centro Histórico, promovendo a culinária, com a participação de chefs de Salvador e de outros estados. O evento – uma extensão do consagrado Tempero no Forte, que acontece há 11 anos na Praia do Forte – é realizado pelo Governo Federal e o Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias estaduais de Cultura, Turismo, Comunicação e do Ipac. Tendo como tema ‘Baía de Todos os Santos – da carne de fumeiro aos frutos do mar’ –, o Tempero Bahia fará de Salvador a capital gastronômica do país, de 14 a 24 de setembro. Nesta sua primeira edição, o Festival firma parceria com a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, que neste período realizará o XXII Congresso ARBL, trazendo à cidade mais de 50 chefs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário