09/08/2017

Exposições, concertos e oficinas dinamizam a Casa do Governo na Flipelô


As ações serão instaladas na sede do Centro de Culturas Populares e Identitárias, casa 12, no Largo do Pelourinho


Vizinha da Casa de Jorge Amado, no Pelourinho, a sede do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) será, entre os dias 10 e 13 de agosto, a Casa do Governo na Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô). O espaço será aberto para uma grande diversidade de ações promovidas pelo Estado, através da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA). Abertas ao público, as atividades envolvem exposições diversas, oficinas temáticas, exibição de documentário, palestra e concertos.

Na mesma linha temática do restante da festa, que é também definida como uma grande homenagem a Jorge Amado, a Casa do Governo será cenário para ações que fazem referência ao imortal escritor baiano, que se declarava “filho da cultura popular da Bahia”.

Exposições e multimídia
No hall de entrada da casa, durante todos os dias da festa, os visitantes poderão conferir exposições como Vida e História de Jorge Amado, composta por 22 quadros grafitados pelo artista visual Denissena, que vai preparar parte da mostra ao vivo; também estarão expostos figurinos de baianas tradicionais, a camisa do Ypiranga (time do coração de Jorge) e brinquedos de culturas populares, como as burrinhas, bonecões mamulengo e boi multicor, além de Teatro Lambe-Lambe com os esquetes O Quarto de Dona Flor e O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá. Durante a Flipelô, os visitantes da casa conferem a exibição do documentário Jorge Amado 100 Anos.
 
Em parceria com a Funceb, no 1º andar da Casa do Governo serão exibidos 20 VTS dos artistas selecionados no Grafias Eletrônicas, projeto desenvolvido junto ao Irdeb. Além disso, os participantes da Festa Literária também poderão visualizar o portal do Mapa da Palavra.BA, tendo acesso à produção  literária de artistas da Bahia. Serão expostos e distribuídos livros lançados por meio do Fundo de Cultura - Setorial Literatura;  os quatro volumes das revistas CartoGRAFIAS, lançadas em 2016 através do Mapa da Palavra.BA; exemplares dos livros Autores Baianos, lançados em 2013 e 2014. Também serão veiculados vídeos da Campanha "Memórias de Leitura”, da Fundação Pedro Calmon, com depoimentos de leitores falando de suas primeiras experiências de leitura. Os vídeos trazem relatos de como pessoas comuns ampliaram sua visão de mundo ao descobrir o prazer pela leitura. 

Oficinas
A parceria com o Centro de Formação Artesanal do SESC possibilitou as oficinas de cerâmica que serão ministradas em dois dias da programação. Na quinta-feira (10), às 13h30, e na sexta (11), às 9h, os participantes aprenderão a técnica da cerâmica no torno. Já às 13h30, do dia 11, acontece a oficina de cerâmica escultórica, que terá como temas as Frutas Prediletas de Jorge Amado. As oficinas são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia.

Concerto para Jorge Amado
A calçada da Casa do Governo será palco da Orquestra ComPassos, apresentando o Concerto Para Jorge Amado. A apresentação é composta por canções de co-autoria de Jorge e composições inspiradas na obra do escritor. Serão realizadas duas apresentações. A primeira na quinta-feira (10), às 16h30, e a última no encerramento da festa, domingo (13), às 16h.


CASA DO GOVERNO NA FLIPELÔ / Sede do Centro de Culturas Populares e Identitárias
Funcionamento: 9h às 17h30
Local: Casa 12, Largo do Pelourinho
·         9h - Exposição: “Vida e Histórias de Jorge Amado”| Artista: Denis Sena. De 10 a 13 de agosto
·         9h - Exposição de Figurinos e Brinquedos Populares. De 10 a 13 de agosto
·         9h - Exibição do documentário: Jorge Amado 100 anos. De 10 a 13 de agosto
·         9h - Exposição do projeto Mapa da Palavra da Bahia e distribuição de exemplares. De 10 a 13 de agosto
·         9h - Exibição de produções do Projeto Grafias Eletrônicas. De 10 a 13 de agosto
·         9h - Exibição do Projeto Memórias de Leitura. De 10 a 13 de agosto
·         15h – Teatro Lambe-Lambe. De 10 a 13 de agosto
·         13h30 – Oficina de Cerâmica | Torno. Dia 10 de agosto
·         16h30 – Orquestra ComPassos – Concerto Para Jorge Amado Dia 10 de agosto
·         9h – Oficina de Cerâmica | Torno – Dia 11 de agosto
·         13h30 – Oficina de Cerâmica Escultórica – Frutas prediletas de Jorge – Dia 11 de agosto

·         16h - Orquestra ComPassos - Concerto para Jorge Amado – Dia 13 de agosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário