10/08/2017

“Mamaço Coletivo” mobiliza pacientes, colaboradoras, ex-pacientes e comunidade em prol do aleitamento materno na Maternidade de Referência Prof. José Maria de Magalhães Netto





Como parte das ações do “Agosto Dourado”, mês dedicado a chamar a atenção de toda sociedade sobre a importância do aleitamento materno, a Maternidade de Referência Prof. José Maria de Magalhães Netto, administrada pelo Instituto Hygia, promoveu um “Mamaço Coletivo” em sua sede, no Pau Miúdo.  

Reunindo mais de 50 mulheres, o “Mamaço” é uma ação de sensibilização para desmistificar o preconceito sobre o ato de amamentar em público. Durante a atividade, todas as mulheres amamentaram ao mesmo tempo na área externa da instituição.

Em uma tarde muito agradável, pacientes, ex-pacientes, mães da comunidade e colaboradoras que amamentam puderam tirar dúvidas sobre o aleitamento materno, ganharam brindes, lancharam e puderam aproveitar a música do coral “Canto da Cegonha” – formado por colaboradores da unidade de saúde. 

A diretora administrativa da Maternidade de Referência, Karine Valverde, explicou o propósito do “Mamaço”, deixando bem clara a intenção de trabalhar junto à sociedade a quebra de preconceitos contra a mulher.

“Dentro das atividades do 'Agosto Dourado' priorizamos a realização desse ‘Mamaço’, para desmistificar a imagem preconceituosa da mulher amamentando em locais públicos. O aleitamento exclusivo é algo que requer da mulher uma dedicação muito grande e isso faz com que ela tenha que amamentar onde quer que esteja, dentro da necessidade de cada bebê”, esclareceu.

Jacilane Brito, uma das mães que participaram do evento, elogiou a intervenção. “Gostei muito da apresentação do coral com as paródias sobre aleitamento e achei excelente essa campanha.”

Jeferson Pereira acompanhava sua esposa e, segundo ele, como pai, foi muito satisfatório ver a programação voltada às famílias e disse estar tranquilo em ver sua companheira sendo acompanhada pelos profissionais da unidade. “Sou do interior e aqui é diferente de outros lugares. Tem mais estrutura, o atendimento é mais qualificado e tem até essas programações. Adorei esse evento”, disse.

O "Mamaço" foi apenas uma das várias ações realizadas na Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que este ano ocorrerá durante todo o mês de agosto, na Maternidade de Referência. Estão agendadas ainda palestras, seminários, cursos, apresentação teatral, e outras ações, tanto para os pacientes, quanto para a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário