12/08/2017

Show de Abertura do Projeto Áfricas na Gente reúne Artistas em Cajazeiras


Evento dá início ao Projeto que vai atender 20 escolas públicas estaduais de
Cajazeiras e entorno com apoio do Fundo de Cultura

Áfricas na Gente - Festival de Música nas Escolas, é um Projeto de democratização cultural, musicalização e cultura afro-brasileira criado pela Rede Somus - Música Bahia, tem o respaldo das leis nº 10.639/03 (que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana) e 0 11.769/08 (que torna a música conteúdo obrigatório do componente curricular em todas as escolas) e realizará festivais de música com atividades de arte educação em 20 escolas públicas estaduais de Cajazeiras e adjacência, na cidade de Salvador/BA.

O Projeto, selecionado pelo Edital Setorial de Música, tem apoio financeiro do Fundo de Cultura, mecanismo de fomento da Secretaria de Fazenda e da Secretaria de Cultura, sendo gerido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secult/BA será realizado durante o segundo semestre de 2017. Para abrir as atividades do projeto, serão realizados shows gratuitos no sábado (12) das 16h às 20h, na Praça Regina Guimarães - Fazenda Grande III, Cajazeiras. O evento terá show de abertura com Mateus Aleluia e apresentações de alguns artistas da Rede Somus, como: Estevam Dantas; Danilo Fonseca; Thaíse Maciel; Ramon Lima; Áurea Semiséria; Filipe Lorenzo; Fábio Haendel e Victor Badaró, acesso gratuito.

Áfricas na Gente - Festival de Música nas Escolas, tem como propósito maior enaltecer a cultura afro-brasileira e trazer reflexão sobre a importância do povo negro para a nossa cultura. Propõe a todos os envolvidos um mergulho em seu próprio cotidiano para descobrir e valorizar a influência afro cultural em suas vidas. Com isso também busca fortalecer a relação de pertencimento das crianças e jovens com seus ancestrais. “Cajazeiras é um conjunto habitacional de Salvador, na Bahia, com 600 mil habitantes e intenso comércio. Foi o primeiro bairro planejado de Salvador. É o segundo bairro mais habitado de Salvador (atrás de Brotas), e também o segundo em população de etnia negra (atrás de Pernambués). É considerado o maior bairroda América Latina” Ligia Benigno, Coordenadora de Produção.

Neste projeto a Rede Somus, apresentará aos jovens parte de seus artistas que passeiam por diversos estilos musicais para despertar conhecimento e novas possibilidades de enxergar o mundo. Para isso, além dos shows musicais, também acontecerão oficinas artísticas e rodas de conversa. A iniciativa ocupará cada escola durante 01 dia com 08 oficinas, exemplo: quadrinhos, canto, iniciação a teoria musical, som, ritmo e movimento, contrabaixo básico, criação de histórias, rádio web e violão básico. Terá também uma Roda de Conversa sobre Cultura Afro-brasileira com um estudioso da área e shows com artistas da Rede Somus.  Os festivais nas escolas com oficinas artísticas, rodas de conversa e shows, serão realizados entre os meses de agosto e novembro. Já o encerramento do projeto culminará em um grande show no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras com o lançamento da coletânea musical de artistas de Rede Somus, no dia 25 de novembro.

Rede Somus- A Rede Somus é um grupo colaborativo com cerca de mil profissionais criado em 2014 que busca a criação de novas oportunidades de atuação no setor cultural, e aspira formar plateia para os diversos estilos musicais realizados e movimentar o cenário musical da Bahia.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Serviço:
Show de Abertura do Projeto “Áfricas Na Gente” – Festival De Música Nas Escolas
Local: Praça Regina Guimarães - Fazenda Grande III, Cajazeiras
Data: Sábado (12)
Horário: das 16h às 20h
Programação:
Abertura: Mateus Aleluia
Artistas da Rede Somus:Estevam Dantas; Danilo Fonseca; Thaíse Maciel; Ramon Lima; Áurea Semiséria; Filipe Lorenzo;Fábio Haendel e Victor Badaró


Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário