15/12/2017

Últimas apresentações do II FESTAC acontecem nos teatros Martim Gonçalves e Gregório de Matos


Festival Estudantil de Artes Cênicas acontece em diversos horários até o dia 17 de dezembro de 2017
 
 
O FESTAC chega ao seu segundo ano querendo discutir como é criar, produzir e gerir montagens cênicas dentro das escolas secundaristas e universidades de Artes Cênicas baianasEm 2017, o festival realizado numa parceria entre os coletivos teatrais COATO e COOXIA, e a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (ETUFBA) ocorre entre os dias 08 e 17 de dezembro, em vários espaços culturais da cidade e ocupando ruas do centro soteropolitano.

O último fim de semana da programação do Festival tem entre os destaques a peça Desviante, onde serão apresentados alguns relatos das dificuldades de se sustentar com a música, e por isso apresenta um pianista presidiário – interpretado pelo ator, diretor e escritor Vinícius Piedade – que aceita o convite de um amigo que lhe oferece um bico no tráfico de drogas, aproveitando o fato de ele ter contato com tanta gente nos tantos bares onde toca piano. A apresentação será nesta sexta-feira, 15h, no Teatro Martim Gonçalves.

Para trazer a temática constante dos movimentos negros no país, a marginalização e o genocídio da população negra no Brasil, será apresentada a Missa do Sétimo Dia, solo de dança contemporâneo criado e interpretado pelo bailarino Guego Anunciação. Em apresentação única pelo II Festival Estudantil de Artes Cênicas, o espetáculo fica em cartaz no dia 15 de dezembro, às 18h, no Teatro Gregório de Matos.

Também no dia 15, às 20h, no Teatro Martim Gonçalves, a peça ‘Nenhuma Carta’ tem o objetivo de celebrar o poeta baiano Alexandre Coutinho, falecido em 2013. A partir do acontecimento da morte do seu amigo poeta, a atriz/performer Larissa Lacerda (que também assina a direção do espetáculo) lança mão de lapsos, erra diante das memórias e de uma narrativa estilhaçada pelo presente, para refletir sobre ausência, solidão, morte, e, inevitavelmente, sobre amor e amizade.

Os espetáculos Missa do Sétimo Dia e Nenhuma Carta serão reapresentados no dia 16, sábado, a partir das 15h no Teatro Martim Gonçalves.

O espetáculo ‘Criativo, hein?’ acontece no sábado (14), no Teatro Martim Gonçalves, às 18h representando assuntos de um ano letivo da turma considerada a pior classe de uma escola fictícia. O espetáculo tem direção de Natan Duarte e co-criação de texto e elenco dos alunos de teatro da Escola Municipal Alfredo Amorim, de Salvador.

No dia 17 o espetáculo GRÃOCIRCO é presença confirmada nesse final de semana em Salvador no II FESTAC - Festival Estudantil de Artes Cênicas fazendo única apresentação, às 11h no Teatro Martim Gonçalves.  Com direção artística de  Jai Jai apresenta números de grande impacto, utilizando das diversas técnicas circenses, como trapézio, monociclo, malabarismo, arame bambo, contorção, e, a perna de pau que de forma  inovadora vem surpreendendo o público de todas as idades. O Núcleo Circense da Cia. Cuca de Teatro representa bem o FESTAC, um espaço possível de encontro entre artistas criadores que estão em processo de formação.

Outro momento presente no encerramento do FESTAC será a apresentação da obra ‘Só não me acorde antes’, esta que margeia um universo que surge entre o conhecido e o desconhecido, daquilo que é aceitável ao que é absurdo, das mudanças bruscas, dos raciocínios súbitos e inesperados, do real ao inventado. Uma temática que se compõe de memória, de invenções, de desejos, de ideias, de rabiscos, de croquis, de fragmentos, de objetos, da arquitetura do espaço, das variações de tempo, da iluminação, das cores, das sonoridades, do contato com outros corpos, dos cheiros, das imagens visuais, textos e escritas. O espetáculo, que encerra o Festival, será apresentado no domingo, 17, às 20h, no Teatro Martim Gonçalves.

Com ingressos a preços populares, com valores de R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia), o FESTAC vem ocupando, desde o dia 08, os seguintes espaços culturais da cidade: Teatro Martim Gonçalves, Teatro Xisto Bahia, Teatro Gregório de Matos, Espaço Cultural da Barroquinha, Teatro Sesi Rio Vermelho e o Teatro do Movimento da Escola de Dança da UFBA. A apresentação de O Auto da Barca do Camiri ocorrerá na Praça do Campo Grande e será gratuita.

O II FESTAC tem o apoio financeiro do Calendário das Artes 2017, edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), Governo do Estado da Bahia; e do Programa de Extensão Universitária, da Universidade Federal da Bahia (PROEXT/UFBA).

II FESTAC - Programação de espetáculos artísticos:

15 de Dezembro
– Bate-papo: Desviante
15h, Teatro Martim Gonçalves (foyer)

– Missa do sétimo dia
18h, Teatro Gregório de Matos

– Nenhuma Carta
20h, Teatro Martim Gonçalves

16 de Dezembro
– Bate-papo: Nenhuma Carta + Missa do Sétimo Dia
15h, Teatro Martim Gonçalves (Foyer)

– Criativos, Hein?!
18h, Teatro Martim Gonçalves

17 de Dezembro

– GrãoCirco
11h, Teatro Martim Gonçalves

– Bate-papo: Grão Circo + Zambi
15h, Teatro Martim Gonçalves (Foyer)
Encerramento

– Só não me acorde antes
20h, Teatro Martim Gonçalves 

15/12/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário