05/12/2017

ÚLTIMO MÊS DO PROJETO ENXURRADA CASA PRETA É DEDICADO A VALORIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS

Foto: Alê Freitas.

O Enxurrada Casa Preta encerra este mês com programação em homenagem aos povos indígenas. Entre as atividades programadas para acontecer durante dezembro, estão: exposição de pintura, oficina de percussão para crianças, shows musicais e projeto de intercâmbio. Todas as atividades são gratuitas e realizadas no Espaço Cultural Casa Preta, no bairro do 2 de julho, no Centro.

A partir de hoje (4) e até o dia 23, a exposição Ancestrais Indígenas estará ocupando a Casa Preta, com visitação aberta ao público das 14h às 19h. A artista plástica Juçara Pitanga celebra, com sua arte, a ancestralidade desses povos. São peças de pintura em “óleo sobre tela” de retratos de Jaime Trindade, além de obras de sua autoria acerca da temática indígena. A exposição conta também com peças do projeto “Kanzuá de Caboclo”, de Andrea Magnoni, com fotografias baseadas no espetáculo “Kanzuá, Nossa Casa” do Aldeia Coletivo Cênico.

Entre os dias 5, 6 e 7, das 16h às 18h, o músico Joker Guiguio estará ministrando uma Oficina de Percussão para Crianças. o Percussionista Guiguio, idealizador do projeto BOCA DE LATA, trabalha com crianças e jovens desde 1997. A oficina é aberta a crianças e adolescentes, com ou sem experiência na percussão, que se interessem pelo contato com ritmos percussivos. A oficina conta com 20 vagas e não será necessária inscrição prévia. As vagas serão preenchidas segundo ordem de chegada.

Os anfitriões do Aldeia Coletivo Cênico apresentam, nos dias 8, 9, 22 e 23, sempre às 19h, o show musical Ybytu Emi, Nosso Kanzuá, com participação especial de artistas parceiros do coletivo desde sua formação. Nos quatro dias de apresentação, o Coletivo Aldeia recebe em sua casa artistas convidados, como: Dandara Beyonce, Luiz Antonio Sena, Roquildes Junior, Donna Liu, Deko, Teekay Omoyele, Artur Soares, André Oliveira, Denise Correia, Kehindê (Ilê Aiê), Thiago Romero, Paulo Pitta, Jarbas Bittencourt, Wilson Aragão, Pedro Morais e Ogan Domingos.

A partir desta terça-feira (8), será montada uma Feira de Artesanato Indígena para o público que queira valorizar e conhecer a arte e cultura dos povos indígenas. Durante três dias, os artesanatos ficarão expostos das 15h às 20h. Serão diversas peças de artesanato indígena, assim como trabalhos inspirados na cultura indígena e seus valores. A Feira é realizada pelo Aldeia Coletivo Cênico, em parceria com a tribo Kariri Xocó (estabelecida na Reserva Tha-Fene, Lauro de Freitas), o projeto Arapuá e Coleção Vida Que Segue.

O ENXURRADA CASA PRETA é um projeto aprovado pelo Edital Setorial de Dinamização de Espaços Culturais 2016, realizado pelo Aldeia Coletivo Cênico​, em parceria com Ateliê Cenográfico Maurício Pedrosa, Casa Preta, Grupo Vilavox, BM&G Consultoria Advocacia, Nzazi produções e com apoio financeiro do Fundo de Cultura, através da Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e Governo do Estado da Bahia.

SERVIÇO
  • Oficina de Percussão para Crianças com Guiguio
Dia e Horário: 5,6,7 de Dezembro das 16h às 18h
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre
Local: Quintal da Casa Preta, Rua Areal de Cima, 40, Dois de Julho
Realização: Aldeia Coletivo Cênico

  • Feira de Artesanato na Aldeia
Dia e Horário: 8, 9 e 10 de Dezembro das 14h às 19h
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Local: Subsolo da Casa Preta, Rua Areal de Cima, 40, Dois de Julho
Realização: Aldeia Coletivo Cênico

  • YBYTU EMI, NOSSO KANZUÁ
Dia e Horário: 8, 9, 22 e 23 de Dezembro às 19h
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Local: Subsolo da Casa Preta, Rua Areal de Cima, 40, Dois de Julho
Realização: Aldeia Coletivo Cênico

  • Exposição ANCESTRAIS INDÍGENAS
Dia e Horário: Visitação - De 04 a 23 de Dezembro das 14h às 19h
Quanto: Entrada gratuita
Classificação: Livre
Local: Subsolo da Casa Preta, Rua Areal de Cima, 40, Dois de Julho
Realização: Aldeia Coletivo Cênico

Nenhum comentário:

Postar um comentário