19/06/2018

POP-UP VALE DO DENDÊ SEDIA EXPOSIÇÃO MOCAMBOS – OLHARES COTIDIANOS


Mostra apresenta a poesia e o tempo do Subúrbio Ferroviário de Salvador sob o olhar de jovens moradores de Paripe e Fazenda Coutos.


Em ritmo intenso de atividades, o Espaço de Inovação e Criatividade Vale do Dendê – Shopping da Bahia, recebe entre os meses de junho e julho a exposiçãoMocambos – Olhares Cotidianos.

Resultado de vivências fotográficas realizadas por jovens moradores do subúrbio, a instalação é fruto da Oficina de Audiovisual - promovida pelo Coletivo Cutucar no Espaço Cultural Boca de Brasa - Subúrbio 360, gerenciado pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, que há 7 anos atua com arte-educação, capacitação e comunicação comunitária em bairros periféricos de Salvador.

“Trabalhamos a questão da identidade, do fortalecimento histórico e da valorização da comunidade em todas as atividades que desenvolvemos. Através de oficinas e capacitações, provocamos e levamos estudantes para o despertar de um novo olhar sobre o seu bairro e entorno, onde, neste caso, o celular funciona como meio para uso e exploração do vídeo e da fotografia”, afirma Raiane Vasconcelos, integrante do Coletivo Cutucar.

Compreendendo os bairros de Paripe e Fazenda Coutos, o resultado da mostra, expõe a poesia e o tempo do Subúrbio Ferroviário de Salvador, tendo como diferencial o olhar atento de jovens moradores da região.

“Trazer a exposição do Coletivo Cutucar, no mesmo dia em que recebemos o Acervo da Laje, é uma forma de potencializar toda a força que é o Subúrbio e que, para nós, é uma das regiões que mais vai resignificar a cidade de Salvador na perspectiva de margem como potência”, afirma Ítala Herta, Diretora de Operações do Vale do Dendê.

ESPACO DE INOVAÇÃO VALE DO DENDÊ

Com espaço para coworking2 miniauditórios para até 50 pessoas, área de divulgação dos acelerados e pré-acelerados e um espaço maker para construção de tecnologias - gerenciado pelo projeto MídiaÉtnica_Lab, o Espaço de Inovação Vale do Dendê recebe o título de primeira pop-up com tantos serviços de inovação, localizada dentro de um Shopping Center, em todo o país.

Maiores detalhes sobre o projeto, eventos, iniciativas e programação podem ser conferidos no endereço www.valedodende.org ou através do Instagram @valedodende.


SOBRE O CUTUCAR

O Coletivo Cutucar foi criado em Março de 2012 e é composto por cinco jovens artistas moradores de comunidades populares do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que se uniram por afinidades e por uma ideia em comum: olhar a comunidade pelo processo colaborativo, ampliando os limites transformadores da linguagem e das experiências artísticas e comunitárias, usando a arte-educação, a poesia, a fotografia e o audiovisual para aproximar crianças, adolescentes e adultos a diversas referências poéticas e de imagens, associando-as ao contexto histórico, social e cultural de nossas comunidades.

FICHA TÉCNICA

Curadoria - Raiane Vasconcelos e Marina Lima
Fotografia e Produção dos Vídeos - Ana Beatriz dos Santos Sousa Matos, Carlos Welder, Cristian Gian dos Santos A. de Jesus, Douglas Guilherme N. de Souza, Emile Cintia de Jesus Moura, Franciele Sodré Santos, Graziele Santos Bomfim, Henrique Ramos de Brito, Israel Soares, João Gabriel Moreira, Joao Lorran Leal dos Santos, João Victor dos Santos, Judson Santana Castro, Lavínia Oliveira de Souza, Luciane da Conceição Luz, Manassés Basílio Santos de Jesus, Marina Lima, Matheus da Costa Pereira, Matheus Marley Luz Dias, Micael Patrick Jesus de Almeida, Raiane Vasconcelos, Taís Laura da Silva Oliveira, Talissa Gonçalves da Silva Santos, Yasmin Jesus de Almeida
Edição dos vídeos: Raiane Vasconcelos
Montagem - Lua Cheia Produções Artísticas
Realização - Coletivo Cutucar e Prefeitura Municipal de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário