26/11/2018

Exposição no Muncab apresenta resultados de oficinas realizadas com crianças em terreiros de candomblé



O trabalho de formação educativa do Projeto Bate-Papo Ibejis aproxima crianças de 6 a 12 anos das expressões culturais afro-brasileiras. A proposta da iniciativa é promover a transmissão das tradições dos povos de santo, através de musicalidade, mitos e lendas do candomblé. Por isso, entre os dias 1º e 15 de dezembro, o Museu Nacional de Cultura Afro-brasileira (Muncab) recebe uma exposição que encerra as atividades da segunda edição do projeto, desenvolvidas ao longo de nove meses. A visitação é gratuita e pode ser feita sempre das 10h às 16h, exceto aos finais de semana.

O evento de abertura acontece no dia 1º de dezembro (sábado), às 14h. A programação da tarde inclui apresentações de algumas das crianças que integraram as atividades. Eles também protagonizam um desfile com as camisas da linha de produtos Bate-Papo Ibejis.

Daniela dos Santos Lírios, idealizadora do projeto e coordenadora geral, conta que nesta temporada as ações foram realizadas, de modo itinerante, em três terreiros da capital baiana: Terreiro Hunkpame Savalu Vodun Zo Kwe (Curuzu); Terreiro Ilê Axé Alarabedê (Engenho Velho da Federação) e o Terreiro Ilê Axé Torrun Gunan (Fazenda Coutos). As crianças participam de atividades lúdico-educativas, como oficinas de transmissão oral, contação de lendas e mitos do candomblé, e também de outras ações artístico-culturais de pintura, dança, música e confecção de adereços das culturas afro-brasileiras.

Exposição dos ibejis
A mostra apresenta uma série de fotografias, que retratam momentos de aprendizado e participação dos pequenos nos encontros com a equipe do Projeto Bate-Papo Ibejis. Além disso, também serão exibidos os artesanatos concluídos pelas crianças nas oficinas criativas, como pinturas de orixás em camisetas. Um monitor acompanhará a visitação, contando detalhes sobre mostra e projeto. No museu, estará disponível um espaço da leitura, com livros disponíveis para os visitantes mirins.

De acordo com Daniela, a intenção da exposição é divulgar as iniciativas do projeto, que já contemplou mais de cem crianças, e mostrar que os trabalhos de formação cultural precisam ser reconhecidos por instituições públicas, privadas e ONGs. “As atividades precisam de continuidade nos terreiros. A singularidade do Bate-Papo Ibejis está em associar a transmissão oral das tradições dos povos de santo aos meios multimídias, que despertam tanto interesse e envolvimento na faixa etária que o projeto atinge”. 

Vida longa ao projeto
Daniela dos Lírios olha para o futuro com as ações do Projeto Bate-Papo Ibejis. Por isso, a terceira edição começou a ser traçada: uma linha de produtos foi lançada pela equipe como alternativa para manter o projeto educativo. No Muncab, ao longo do período de visitação, um stand de vendas apresenta ao público as peças que foram criadas a partir de línguas africanas, comuns ao cotidiano do povo de santo.

A lista de produtos inclui camisetas (com diversas opções de cores e estampas), canecas, sacolas e quebra-cabeças. Os modelos estão disponíveis nos perfis do Projeto Bate-Papo Ibejis no instagram e facebookPara adquirir os produtos, obter mais informações ou retirar dúvidas, é possível entrar em contato através do whatsapp (71) 99684-5816ou e-mail (comibejis22@gmail.com).

Além disso, o projeto também lançou campanha numa plataforma de financiamento colaborativo. De acordo com Daniela, a durabilidade do Bate-Papo Ibejis significa que uma série de ações serão mantidas: como, o estímulo à leitura entre crianças de 6 a 12 anos, desenvolvimento da capacidade do protagonismo cultural na infância e difusão da oralidade como elemento de construção do imaginário, identidade e tradição. Clicando aqui é possível acessar e contribuir.

Serviço
O quê: Exposição Bate-Papo Ibejis
Onde: Museu Nacional da Cultura Afro-brasileira (Muncab)
Rua do Tesouro, s/nº - Centro
Quando: Abertura - 1º de dezembro (sábado, às 14h).
Visitação - 1º a 15 dezembro, das 10h às 16h (exceto aos finais de semana)
Quanto: entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário