18/01/2019

Movimento Cultural Viva Irará promove homenagem às ceramistas do município


               
Foto: Emerson Nogueira 

 A programação acontece no próximo dia 23, e integra os festejos de Nossa Senhora da Purificação

O Movimento Cultural Viva Irará participa, na próxima quarta-feira (23), de uma das mais tradicionais festividades do município localizado no território de identidade Portal do Sertão.  Durante a festa de Nossa Senhora da Purificação, padroeira de Irará, celebrada há mais de 100 anos, o movimento promove este ano uma homenagem às Ceramistas, categoria que gera renda e marca a cultura da cidade.

A programação terá início às 16h, na sede do Viva Irará (Rua Pedro de Lima, 78 Centro - Irará/BA) e conta com apresentações culturais de Charanguinha da Escola de Musica Aniceto Azevedo da Cruz, capoeira e samba de roda.  A escolha em homenagear às ceramistas iraraenses, como Dona Onorina, Ritinha, Dilza, Lucia, Leninha, Margarida e Ana, é um reconhecimento à importância de seus saberes, que são transmitidos de geração a geração. A atividade tem apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

As ceramistas de Irará que, com sua arte, criam objetos únicos, úteis e belos, são artesãs que modelam com suas mãos as formas gordas e generosas dos porrões, potes, caborés, panelas, travessas e muitos outros objetos que usam no cotidiano doméstico e com os quais atendem às necessidades da população regional. A produção está concentrada em sua quase totalidade na mão-de-obra feminina, que emprega como matéria-prima a argila extraída dos barreiros locais e o tauá (pigmento mineral de coloração vermelha) com que reveste as peças antes da queima em fornos de lenha. 

Sobre o Movimento – O Movimento Cultural Viva Irará, é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) situada no município de Irará-Ba. Começou a trabalhar no segmento cultural iraraense em 12 de setembro de 2002.  Entre outros trabalhos, o movimento atuou na organização das “Domingueiras de Irará” e elaborou, em parceria com o SEBRAE e organizações locais, o Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável. Além disto, o Viva organiza Saraus Literários, promove eventos e exposições e realizou algumas pesquisas sobre a cultura popular local. O Movimento mantém uma Biblioteca no Casarão onde funciona a sede.

Serviço

Homenagem às ceramistas iraraenses – Movimento Cultura Viva Irará
Quando: 23 de janeiro, a partir das 16h
Onde: Rua Pedro de Lima, 78 Centro - Irará/BA (Sede do Viva Irará)
Quanto: gratuito

Programação:

16h - Recepção aos convidados
16:30h -  Cerimônia de abertura
       Composição da mesa
       Hino Nacional (tocado por um capoeirista - berimbau) – Formado Mangabeira
17h - Homenagem - Exposição Fotográfica Mãos que transformam o Barro
17:20h - Pronunciamento  das autoridades
18h -  Apresentações culturais
Charanguinha da Escola de Musica Aniceto Azevedo da Cruz
Grupo de Capoeira
Grupo de Samba de Roda
18h - Ajeum (servido durante as apresentações)




Nenhum comentário:

Postar um comentário