15/02/2019

Fotógrafo baiano produz editorial que fala sobre a origem dos sobrenomes Silva e Santos




O objetivo do fotografo é empoderar as pessoas através da informação, conhecendo mais as suas origens, entender de onde vem essa separação através dos sobrenomes, e porque no país é tão comum o sobrenome “Silva e Santos” entre os brasileiros.

O editorial “Silva e Santos” conta de forma objetiva a origem desses sobrenomes que são tão populares e que tem tudo a ver com a história que enreda o país e as pessoas que o possuem em seus registros.
Na quarta-feira (13) foi publicado nas redes sociais do fotógrafo Matheus Len’s um novo editorial, e tem como base, os sobrenomes“Silva e Santos”, estima se que existe mais de dois milhões de pessoas com esse sobrenome no país, e na sua grande maioria não sabe a origem do sobrenome e nem o porquê é tão comum.
O sobrenome “Silva” teve origem em Portugal e em latim significa “Selva” e acredita-se que surgiu no Império Romano para designar moradores de regiões de matas. O sobrenome ganhou especial popularidade no Brasil com a chegada de homens e mulheres escravizados que ao desembarcarem dos navios vindos da África, eram "batizados" por padres católicos e ganhavam um nome cristão em português. O sobrenome vinha depois do nome e geralmente era o mesmo do dono do escravo. Na época muitos proprietários de terra eram "Silva", um sobrenome comum em Portugal, fazendo assim o sobrenome se tornar comum na maioria das pessoas escravizadas na época.
O sobrenome “Santos” tem uma origem também em Portugal e acredita se que era dado a pessoas que nascia no dia 1º de novembro (dia de todos os santos), era adotado também por judeus convertidos que viviam na península Ibérica para fugir da inquisição (A Inquisição era um grupo de instituições dentro do sistema jurídico da Igreja Católica Romana cujo objetivo é combater a heresia e qualquer prática julgada contraria da igreja católica.) Teve popularidade no Brasil por meio do mesmo método de batismo imposto a pessoas escravizadas quando eram trazidas da África para o Brasil já colonizado.  


Matheus Len’s

Fotógrafo e estudante de jornalismo, que usa suas lentes como forma de compartilhar informações em formas visuais e escritas para quem o acompanha. Na sua página do Facebook (Matheus Len’s) contém todos os seus trabalhos, sempre abordando temas de grande relevância e representatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário