25/05/2019

Exposição fotográfica “SoteroCores” retrata a diversidade de cores e belezas de Salvador



Adjá utilizado para saudar orixás durante a festa de Yemanjá. Foto: Celo Hermida
As cores de Salvador são especiais. A cidade possui uma luz única e misteriosa que inspira e encanta artistas e fotógrafos de todo o mundo. Para homenagear Salvador e suas cores, a exposição fotográfica coletiva “SoteroCores” entra em cartaz na Galeria Cláudio Colavolpe (Av. Paulo VI, 796, Pituba), a partir do dia 07/06 a 06/07, com visitação aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h30 e aos sábados, das 09h às 13h.
A mostra reúne imagens de Salvador pelo olhar de doze fotógrafos que foram às ruas para registrar o cotidiano, a cultura, lugares históricos e a simplicidade das belezas da capital baiana. Participam da exposição os fotógrafos: Alci Barreto, Álem Silva, Dorge Studart, Celo Hermida, Conceição Gaspar, Elton Freitas, Flávia Pena Cal, Gutemberg Barros, Jayme Machado, Lissa Percontini, Marcus Sampaio e Ricardo Pedreira.
Antigo casarão no Santo Antônio Além do Carmo mistura cores vibrantes, o sagrado e o profano. Foto: Flávia Pena Cal

Segundo o curador da mostra, Cláudio Colavolpe, a exposição apresenta aspectos singulares de Salvador. “A cidade é muito rica e colorida. O público poderá conferir a diversidade de cores presente na capital baiana, a partir da perspectiva e olhar de cada fotógrafo sobre os cenários, becos, ruas, avenidas e construções históricas como o Santo Antônio Além do Carmo, o Farol de Itapuã, o bambuzal, o Elevador Lacerda, o Pelourinho, entre outros pontos”, conta Colavolpe.

Pôr do Sol na praia de São Tomé de Paripe. Foto: Dorge Studart
O principal desafio da exposição foi buscar unir arte, realidade e história com objetivo de retratar aspectos que fazem de Salvador uma cidade tão interessante do ponto de vista cultural. “A importância da exposição SoteroCores está na possibilidade de utilizar a arte da fotografia para difundir aspectos atuais e históricos da primeira capital do Brasil que guarda, até os dias de hoje, toda a riqueza produzida ao longo de tempos pela mistura cultural dos povos que a colonizaram”, explica a fotógrafa Flávia Pena Cal.
Para o fotógrafo Álem Silva, a experiência foi mágica. “Realizei um grande desejo ao registrar, através da minha lente, a beleza da alvorada no Farol de Itapuã. Os tons leves das cores criaram uma atmosfera de paz de espírito e equilíbrio interior. Salvador é uma cidade diversa e berço de cultura. Reflete, em cada canto, um encanto único que motivou o nosso trabalho”, conclui Silva.
Serviço:Exposição: SoteroCores
Fotógrafos: 
Alci Barreto, Álem Silva, Dorge Studart, Celo Hermida, Conceição Gaspar, Elton Freitas, Flávia Pena Cal, Gutemberg Barros, Jayme Machado, Lissa Percontini, Marcus Sampaio e Ricardo Pedreira.
Visitação: 07 de junho a 06 de julho. De
 segunda a sexta-feira, das 09h às 18h30 e aos sábados, das 09h às 13h.
Local: Galeria Cláudio Colavolpe Photo Art
Endereço: 
Avenida Paulo VI, 796, Pituba, Salvador-BA
Telefone: 
3452-1966
Classificação indicativa: livre
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário