15/08/2019

Dançarinos baianos lançam campanha para viabilizar estudos na Alemanha


Fotos: Florian Boccia.
Thor Galileo e Wendel Lima conquistaram vaga na Folkwang Universität der Künste, uma das principais instituições de ensino de artes do mundo

Dois jovens dançarinos da Bahia estão tendo a oportunidade de suas vidas. Depois de terem sido selecionados numa audição com 82 concorrentes, Thor Galileo, de 18 anos, e Wendel Lima, 21 anos, compuseram o elenco de uma grande produção germano-brasileira, “MEDO/ANGST”, dirigida pelo coreógrafo alemão Ben J. Riepe. A estreia do espetáculo na Alemanha, em junho passado, os levou para uma temporada de experiências além-mar, em que, além do sucesso obtido pelo projeto, tiveram seu talento reconhecido pela Folkwang Universität der Künste, sendo os únicos nativos da América Latina aprovados no Curso de Bacharel em Artes – Dança, entre 191 candidatos de diversos países. Agora, a dupla enfrenta um desafio: custear a permanência no país estrangeiro para concluir formação numa das principais instituições de ensino de artes do mundo. Por isto, eles lançaram uma campanha de financiamento coletivo que viabilize inicialmente este sonho, disponível emwww.vakinha.com.br/vaquinha/649178 até 31 de outubro.

Thor Galileo, formado pelo Projeto Axé, e Wendel Lima, formado pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), são ambos membros do Balé Jovem de Salvador, companhia dirigida por Matias Santiago que promove a formação artística e profissional do bailarino a fim de torná-lo apto ao mercado profissional de dança. São os dois artistas de aptidão evidente, que vêm construindo seus caminhos de maneira consistente, alçando voos improváveis para negros da periferia soteropolitana e de tão tenra idade.

Fundada em 1927, a Folkwang Universität der Künste, ou, em português, Universidade de Artes Folkwang, é a escola que formou a dançarina Pina Bausch. Um lugar de investigação, formação e prática interdisciplinar artística, pedagógica e científica, atuando nos setores de música, teatro, dança e design, num dos maiores centros científicos e culturais da Europa. Sua visão de ancoragem de toda a arte na base de uma sociedade democrática se orienta com consciência das realidades sociais, para que, através de ênfases inovadoras e criativas, as artes se tornem uma parte viva da existência humana. A pretensão é formar personalidades responsáveis e com competência nos domínios da arte, da ciência e da pedagogia, num conceito de formação amplo e com elevado nível de individualismo, criatividade e responsabilidade social.

SOBRE “MEDO/ANGST” – Uma convocatória a artistas de dança de Salvador foi aberta em dezembro de 2018. Oitenta e dois dançarinos e dançarinas participaram de audições em janeiro. Quatro foram selecionados – entre eles, Thor Galileo e Wendel Lima – e se juntaram a bailarinos alemães, além de um time de profissionais da música, da moda e da performance. A criação em coletivo foi desenvolvida ao longo de três meses, até suas primeiras apresentações, enquanto work in progress, no VIVADANÇA Festival Internacional, em abril, no Centro Cultural Plataforma, que abrigou todo o processo. Depois, a estreia oficial do espetáculo ocorreu no Sommerblut Festival, na Alemanha, no mês de junho. Para esta performance de dança contemporânea, novo trabalho da Ben J. Riepe Company, os artistas foram convidados a mergulhar em uma pesquisa artística compartilhada entre todos e estimulados a pensar uma obra acessível ao mundo inteiro. “MEDO/ANGST” toca em questões de identidade, corpo, poder e estruturas hegemônicas.

“MEDO/ANGST” é uma produção de Ben J. Riepe, Goethe-Institut, Baobá Produções e Centro Cultural Plataforma, equipamento administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, sendo projeto abrigado pelo VIVADANÇA Festival Internacional. Foi realizado com recursos do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha e financiado por Kunststiftung NRW, Ministério da Cultura e Ciência da Renânia do Norte-Vestfália, Fonds Darstellende Künste, Goethe-Institut e Escritório Cultural da Cidade de Düsseldorf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário