
FOTOS: André Frutuôso.
Com arranjos e inserção de instrumentos como o atabaque, o coral contou algumas das histórias do santo casamenteiro. Depois os largos do Pelourinho viraram pista de forró.
Um lindo canto de louvor foi celebrado ontem (11/06) no Largo Quincas Berro D´Água, Pelourinho, em homenagem ao Santo Antônio, mais conhecido como o santo casamenteiro. O Coral da Igreja do Rosário dos Pretos deu início ao tríduo às 19h, contando histórias curiosas e cantando rezas em arranjos musicais especiais. A semana de celebrações é promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), que preparou também uma agenda de atrações juninas para antes e depois do São João nos Largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água.
“É a primeira vez que nós do coral fazemos esse louvor a Santo Antônio aqui no Largo Quincas Berro D´Água e para nós é uma satisfação imensa. Pegamos músicas conhecidas que fazem referência ao santo e procuramos dar uma harmonia diferente, inserindo instrumentos como o atabaque, o pandeiro e o agogô, cantando-as em Samba-canção e Ijexá”, disse o músico e arranjador, Marcelo Santana. Uma das responsáveis pelo coral, Gildete Batista citou outro santo que eles também homenagearam durante o louvor, o Santo Antônio de Categeró, nascido no continente africano. “Queremos mostrar também nosso reconhecimento a este santo tão importante para nossas raízes africanas, que foi escravizado, mas superou as adversidades e se dedicou à fé cristã”, resumiu.

Quem acompanhou de perto o louvor ao santo casamenteiro foi a diretora do CCPI, Arany Santana. “Fizemos essa mistura para louvar a Santo Antônio com este coral maravilhoso. Amanhã (HOJE - 12/06) seremos agraciados com a voz e o carisma de Aloísio Menezes e para finalizar esta semana de celebrações ao santo casamenteiro, na quarta-feira (13/06) teremos o Maestro Keiler Rêgo, que apresentará releituras dos cânticos de Santo Antônio junto com coristas, solistas e instrumentistas”, revelou Arany. Mas a noite no Pelourinho estava só começando. A partir das 21h, os largos Quincas Berro D´Água, Tereza Batista e Pedro Archanjo viraram autênticas praças de interior, com uma decoração típica dos festejos juninos e o melhor do forró, com a participação dos cantores Gabriel Rosário, Cicinho de Assis e Zé de Honório e banda Visgo de Jaca.

“Esta noite é a estreia do meu show próprio e tocarei o autêntico forró tradicional aqui no Pelourinho, relembrando grandes sucessos como ‘Xote das Meninas’, ‘Que nem Jiló’ e ‘Eu só quero um Xodó’. É muito importante mantermos viva a nossa cultura nordestina em espaços como esse aqui do Centro Histórico”, declarou cantor Gabriel Rosário. O artista inseriu instrumentos diferenciados como o violino e o banjo, tocando junto com a tradicional sanfona, a zabumba e o triângulo. No Largo Pedro Archanjo, Cicinho de Assis mostrava seu repertório de antigos e novos sucessos, como “Ah! Isso é Amor”, de Dorgival Dantas, além é claro de prestar homenagem a Luiz Gonzaga, que faria cem anos em 2012. A surpresa da noite foi quando o artista convidou ao palco suas duas filhas para cantar com ele.
Julie emocionou ao cantar I'll Be There, de Michael Jackson. Quem também subiu ao palco para uma participação especial foi Bruninho do Acordeon, que lançou o hit “Motel Disfarçado”, do compositor Eval Valente, gravado pela banda Aviões do Forró.
HOJE (12/06), a segunda noite de comemorações a Santo Antônio prossegue. Quem fará homenagens ao santo casamenteiro será Aloísio Menezes, no Largo Tereza Batista, às 19h. Às 21h, o forró será comandado pelo cantor Missinho, que subirá ao palco tocando grandes sucessos do autêntico forró tradicional. No Largo Quincas Berro D’Água, quem agitará a galera será a dupla Juan e Ravena, e no Largo Pedro Archanjo, Jaqueline Damasceno apresentará o repertório do forró eletrônico.
Na quarta-feira (13/06), data dedicada ao santo católico, que no sincretismo religioso é Ogum, orixá das demandas, o louvor se encerrará ao som do Maestro Keiler Rêgo. O artista apresentará releituras dos cânticos de Santo Antônio junto com coristas, solistas e instrumentistas, no Largo Pedro Archanjo, a partir das 19h. Às 21h será a vez do cantor Pedro Sampaio mostrar seu repertório do forró pé-de-serra. Sucesso em academias de ginásticas e com um público crescente, o forró universitário invadirá dois largos nesta noite: o Largo Tereza Batista receberá a banda Massapê e o Largo Quincas Berro D’Água terá a cantora Vanesca Pinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário