29/08/2017

“Omolú e Tempo: suas faces e características” é tema de seminário quarta e quinta (30 e 31), em Salvador






“Omolú e Tempo: suas faces e características” é tema de seminário promovido pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), que acontece dias 30 e 31 de agosto, das 14h às 18h, no auditório do IGHB (Piedade). O encontro, coordenado pelo historiador Jaime Nascimento, tem por objetivo tratar das características e especificidades das duas Divindades nas diversas Nações do Candomblé e também na Umbanda.

Vale destacar que, no Candomblé, Omolú/Obaluaiê é reconhecido com “Senhor da Terra”, o mais temido entre todos os deuses africanos, o controlador da varíola e de todas as doenças contagiosas. Já o Tempo é tão importante que é um Orixá, por isso se diz que O Tempo dá, O Tempo tira, O Tempo passa e a folha vira.

Entre os palestrantes estão confirmadas as presenças de Taata Anselmo Santos – Minatojy (Terreiro Mokambo), Ricardo Aragão – Nazazi (Terreiro Tumbancé), do Agbagigan Everaldo Duarte (Terreiro do Bogum), Pai Raimundo de Xangô  (Centro Umbandista Paz e Justiça), Iyalorixá Suely D’Oxum (Terreiro Ilê Obá Nilá) e Veridiana Machado - Makota Maianganci (Terreiro Tumnancé).

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). 

SERVIÇO
Seminário: Omolú e Tempo: suas faces e características
30 e 31 de agosto de 2017
Carga horária: 8 horas (com emissão de certificado)
Inscrição: www.ighb.org.br
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário