07/06/2018

Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio realiza XII Caldeirão Cultural


O evento tem entrada franca e conta com a participação de mais de 20 grupos de diversas vertentes artísticas

O XII Caldeirão Cultural - Festival de Artes do Subúrbio Ferroviário vai movimentar a Praça São Braz, o Centro Cultural Plataforma (CCP), o Centro de Referência do Parque São Bartolomeu, no Subúrbio de Salvador, com 12 horas de intensa programação. A edição 2018 será realizada no dia 8 de junho de 2018 e conta com a participação de mais de 20 grupos das diversas vertentes artísticas, além de comemorar o 11º ano da reabertura do CCP, um dos espaços culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). O evento é realizado pelo Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio com entrada franca.

A grade de programação é composta por cinco ações: Caminhada Cultural, Plataforma de Talentos, Piquenique de Argumentos, Varanda Cultural e Ecocult. Com exceção do Piquenique de Argumentos, as demais atividades acontecem na Praça São Braz. O Ecocult acontece no Parque São Bartolomeu e será no dia 9 de junho.

As 12 horas de programação terão inicio às 10h do dia 8. A abertura será com a tradicional caminhada cultural do Largo do Luso à Praça São Braz. Em seguida, pela primeira vez, o Plataforma de Talentos será realizado na praça. Mais de 20 grupos artísticos são esperados para as duas ações.

No Piquenique de Argumentos, através do tema “Troca-troca de Experiências em Gestão Cultural”, modelos de gestão serão debatidos. Farão parte da mesa Chicco Assis - Gerente de Equipamentos Culturais da FGM, DJ Navi - Grupo Elétric Dance (Itaberaba), Emílio Tapioca - Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Helder Bonfim - Fórum de Cultura da Bahia, Lia Robatto - Coreógrafa, Luís Buranga - A Outra Companhia de Teatro, Maria Mariguella - Diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura da Bahia, Plínio Rattes - Pesquisador em Gestão Cultural (Cultura e Sociedade /UFBA), Raimilton Carvalho - Movimento de Cultura Popular do Subúrbio.

Para finalizar as atividades, será realizado na frente do CCP um varandão cultural. na programação está previsto final do Show de calouros, Dj Navi e apresentação de bandas locais.

O Ecocult funcionará como uma ressaca do Caldeirão e este ano finalizará a programação. A atividade começa com um café da manhã colaborativo, às 9h, seguida da trilha ecológica saindo do Centro de Referência e adentrando as matas do Parque São Bartolomeu. O objetivo é dar visibilidade ao potencial ecológico, paisagístico e turístico do território através de trilhas e articulação de redes, chamando atenção para a necessidade da revitalização das cachoeiras e dos mananciais do parque.

Históricos – Depois de quase 20 anos fechado, o Centro Cultural Plataforma (CCP) abriu suas portas à comunidade em 08 de junho de 2007. A reabertura foi uma conquista dos artistas e entidades sócio-culturais do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que desde o fechamento do antigo Cine-Teatro promoveram uma mobilização permanente, com manifestos, projetos e articulações políticas para recuperar o espaço.

SERVIÇO

O quê: XII Caldeirão Cultural - Festival de Artes do Subúrbio Ferroviário
Quando: De 08 de junho de 2018 Onde: Praça São Braz, Centro Cultural Plataforma, Centro de Referência do Parque São Bartolomeu
Quanto: Entrada franca Realização: Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio

PROGRAMAÇÃO
Caminhada Cultural
A tradicional Caminhada do Luso à Praça São Braz conta com mais de 20 grupos e artistas da região, além da participação de escolas públicas locais.
Largo do Luso / Praça São Braz
08/06 | 9h
Grátis

Plataforma de Talentos Na Praça São Braz
O projeto Plataforma de Talentos, que já ocorre mensalmente no CCP, em comemoração ao aniversário do Centro Cultural Plataforma, será realizado na praça. A proposta é que diversos grupos mostrem o seu talento.
Praça São Braz
08/06 | 10:30h
Grátis

Piquenique de Argumentos| Fórum de Arte e Cultura do Subúrbio / CCP
Com o tema “Troca-troca de Experiências em Gestão Cultural”, modelos de gestão serão debatidos. Farão parte da mesa Chicco Assis - Gerente de Equipamentos Culturais da FGM, DJ Navi - Grupo Elétric Dance (Itaberaba), Emílio Tapioca - Presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Helder Bonfim - Fórum de Cultura da Bahia, Lia Robatto - Coreógrafa, Luís Buranga - A Outra Companhia de Teatro, Maria Mariguella - Diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura da Bahia, Plínio Rattes - Pesquisador em Gestão Cultural (Cultura e Sociedade /UFBA), Raimilton Carvalho - Movimento de Cultura Popular do Subúrbio
Centro Cultural Plataforma
08/06 | 15h
Grátis

Varanda Cultural
Um espaço alternativo destinado à atividades artístico-culturais, com destaque para apresentações musicais na frente do Centro Cultural Plataforma.
Centro Cultural Plataforma
08/06 | 18h
Grátis

ECOCULT | Ressaca do Caldeirão
O ECOCULT tem como perspectiva potencializar e dar visibilidade as riquezas do território, aliando a reflexão sobre as manifestações artístico-culturais. A trilha ecológica inicia-se do Centro de Referência e adentra as matas do Parque São Bartolomeu, a escolha se deu por causa do dia 5 de Junho, data que se comemora o dia do meio ambiente. O objetivo será visibilizar o potencial ecológico, paisagístico e turístico do território através de trilhas e articulação de redes, promovendo visibilidade para a necessidade da revitalização das cachoeiras e dos mananciais do parque.
Centro de Referência – Parque São Bartolomeu
10/06 | 8h
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário