20/06/2018

Olodum faz chamada geral no desafio contra Costa Rica na sexta (22)


Fotos: Magali Moraes​
Concentração começa às ​6​h no Pelourinho com muita música e dança


Em clima de Copa e São João, ​o Olodum volta a animar a torcida brasileira em mais um jogo da Seleção na Rússia. ​​O ponto de encontro nesta sexta (22) é no Largo do Pelourinho, a partir das 6h da manhã. "A chamada é geral e com a energia de nossos tambores, conhecidos internacionalmente", brinca o cantor Narcizinho ao convocar baianos e turistas para a grande concentração da festa da Copa à base de música, coreografias e sucessos da banda.

​O repertório está pronto. Um dos destaques é a canção Samba, Futebol e Alegria" que retrata três paixões brasileiras e será um verdadeiro grito de guerra. Interpretada por Mateus Vidal, também autor, a música foi composta por Juka Maneiro, Sandoval e Roberto Cruz. O Olodum tem suas raízes fincadas no Pelourinho, coração do Centro Histórico de Salvador, e é uma das maiores bandas da música baiana.

​Agenda da Copa - Na sexta-feira (22), quando o Brasil enfrenta a Costa Rica, às 9 horas, os tambores do Olodum começam a esquentar o público as 6h da manhã. Já na quarta-feira (27), quando a seleção brasileira enfrenta a Sérvia, a concentração no Largo do Pelourinho acontece às 13h.

Histórico do Olodum na Copa do Mundo  

Desde 1990 que o Olodum é companheiro ativo da Seleção Brasileira de Futebol em Copas do Mundo da FIFA. Antes do torneio sediado na Itália, o grupo foi convidado pela entidade maior do futebol mundial para um show Lausane, na Suíça, em comemoração aos 90 da Federação. Nos torneios seguintes, em 1994 nos Estados Unidos e em 1998 na França, os tambores mundialmente conhecidos também estiveram presentes e ajudaram o Brasil na conquista do título e do vice-campeonato, respectivamente.
Já em 2002, com a Copa sediada na Coréia do Sul e no Japão, e em 2006, na Alemanha, a ‘Torcida Brasil Olodum’ganhou repercussão nacional e mundial com links ao vivo da TV Globo durante a transmissão dos jogos para o Pelourinho, onde cerca de 10 mil pessoas acompanharam as partidas ao som do Olodum.

Para a Copa no Brasil, a participação do grupo iniciou em 2009, quando a Escola Olodum recepcionou a delegação da FIFA no aeroporto de Salvador no dia do anúncio da capital baiana como uma das sedes do mundial. Em setembro do mesmo ano, a banda animou uma grande festa no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, para incentivar o Brasil a se classificar para a Copa na África do Sul do ano seguinte.

E o mundial de 2010 já começou para o Olodum no Carnaval. O bloco homenageou o futebol com o tema ‘Índia, Brasil, África do Sul – A Terceira Visão’. Em junho, o grupo voltou a concentrar milhares de torcedores no Pelourinho e formar uma enorme torcida brasileira em Salvador.

Em 2014, a Torcida Brasil Olodum e as Terças do Olodum especiais da Copa complementaram a agenda do grupo durante o mundial, além da abertura oficial da Copa no dia 12 de junho em São Paulo e as Fan Fests em Manaus e Natal, nos dias 14 e 19 de junho respectivamente. 

Serviço: ​
O quê: TORCIDA BRASIL OLODUM
Atrações: Banda Olodum
Onde: Largo do Pelourinho 
Endereço: Praça José de Alencar - Pelourinho   
>>>> Sexta - Feira
*Dia 22/06 - 9h - Brasil x Costa Rica
Quanto: Gratuito
>>>> Quarta - Feira
*Dia 27/06 - 15h - Brasil x Servia
Quanto: Gratuito


Nenhum comentário:

Postar um comentário