08/06/2018

Projeto Vila Esquenta Espicha fortalece os festejos juninos em cinco municípios da Bahia


Uma charmosa vila, típica do São João, vai invadir Itaparica, Vera Cruz, Camamu, Maragojipe e São Sebastião do Passé durante 21 dias

Em uma iniciativa da produtora Cidade da Musica com patrocínio do Governo do Estado e Bahiatursa, de 13 de junho a 03 de julho, cerca de 3.000 pessoas serão impactadas diariamente em cada cidade escolhida para receber a vila junina, que vai contar com quermesse, coreto, shows, feira de artesanato, espaço para quadrilhas adulto e infantil, além de muito arrasta pé. Para a edição deste ano, as cidades selecionadas foram Itaparica, Vera Cruz, Camamu, Maragojipe e São Sebastião do Passé, todas no interior da Bahia. Com cenografia típica de São João, as regiões vão reafirmar o espírito junino, sem perder a essência.

A iniciativa do Esquenta Espicha pretende fortalecer o desenvolvimento local, tanto do ponto de vista econômico, quanto cultural, com o resgate da tradição nordestina e seus festejos, que ocorrem durante todo o mês de junho, incluindo o São João, São Antônio e São Pedro, como manifestações tradicionais celebradas em inúmeros municípios. Em alguns deles uns santos são mais celebrados que outros, mas existem municípios que celebram a todos com a mesma intensidade. A partir daí nasceu o nome Esquenta Espicha.

As festas são marcadas com muito forró pé-de-serra ao som da sanfona, zabumba e do triângulo, onde os vizinhos passam de casa em casa para confraternizar, provar um bom licor e comida tópica da terra, além da boa prosa na beira da fogueira.

Dentro desse contexto, o projeto Esquenta Espicha traz a iniciativa de fortalecer as festas de São João, mobilizando o comércio local e somando no desenvolvimento econômico dos municípios participantes com a geração de empregos direto e indiretos. A ambientação da vila será elaborada por grande parte dos artesões das cidades selecionadas, valorizando os saberes e fazeres populares. Esteiras, mandalas de palha, uma bela sinalização, gambiarras e bandeirolas farão parte do cenário. Sem falar no coreto, onde nos dias de festa, terão apresentações de trios nordestinos, para não deixar o ritmo parar e garantir o arrasta-pé. Neste espaço, as crianças irão se apresentar com as suas animadas quadrilhas juninas e poderão desfrutar das típicas brincadeiras de São João como: pau de sebo, arremesso de argola e corrida de saco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário