05/06/2018

TRIBUTO A WALDIR AZEVEDO no show 'Um Choro pro Waldir'



Na noite de 11 de junho o Projeto SEGUNDAS DO CHORINHO ano 7  apresenta o trabalho do cavaquinista WASHINGTON OLIVEIRA no show “Um Choro Pro Waldir” em homenagem a WALDIR AZEVEDO, tendo como parceiros da noite os músicos Eduardo Brandão (violão sete cordas), Tadeu Maciel (pandeiro) e Eduardo Pixinguinha Santos (Flauta), além dos convidados especiais Duda Almeida, Marinho Zingra e Rayra Mayara (cavaquinistas), Franklin Araújo (educador e saxofonista) e Joel Barbosa (educador e clarinetista), onde juntos interpretam clássicos do choro e da música popular brasileira, assim como vários outros músicos que sobem espontaneamente ao palco no formato 'Roda de Choro'.

O SEGUNDAS DO CHORINHO  tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras do anoàs 20h, na Varanda do SESI Rio Vermelho, quando apresenta grupos e artistas que trabalham com o Chorinho. Uma verdadeira Vitrine do Choro na Bahia, com vários grupos convidados, tendo o formato de um convidado a cada semana, numa parceria Hessel Produções, Siri Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

O couvert artístico custa R$ 20,00.

WASHINGTON OLIVEIRA - Cavaquinista e compositor, nascido em Salvador-BA, graduado em Licenciatura em Música pela UCSAL e estudante do curso de Bacharelado em Cavaquinho pela UFRJ X UFBA, professor de Educação Musical Infantil na prefeitura de Dias D'Ávila e professor de Cavaquinho no Conservatório de Música de Feira de Santana (CUCA), tem se dedicado ao estudo do cavaquinho dentro do choro passando por obras de compositores como Waldir Azevedo, Jonas Pereira da Silva, Toco Preto do Cavaco, Jacaré do Cavaco, Henrique Cazes, dentre outros, além de suas composições autorais.
O show é em homenagem ao grande cavaquinista Waldir Azevedo, músico carioca nascido no subúrbio do Rio de Janeiro em 27 de janeiro de 1923, depois de passar por experiências por outros instrumentos, aos 20 anos Waldir resolve estudar o cavaquinho, instrumento no qual iria empreender uma revolução de técnica e sonoridade. E foi com o cavaquinho que Waldir ganhou o programa Calouros OK na Rádio Guanabara, executando o ótimo choro do saxofonista Pascoal de Barros “Cambucá”. O resultado lhe valeu convites para fazer substituições em regionais que atuavam também na Rádio Mayrink Veiga.
Waldir foi um grande compositor, compondo músicas de sucesso como Pedacinhos do céu, Brasileirinho, Delicado, esta última ficou conhecida internacionalmente, o que o levou a fazer shows, programas de rádio, tv e até gravação de filme internacional.
Como cavaquinista, ele revolucionou o instrumento, levando-o a não ser só um instrumento de base (centro), com sua técnica fabulosa deu ao cavaquinho um novo rumo, deu vida ao cavaquinho solo com suas maravilhosas melodias e seu jeito único de tocar o instrumento.
A homenagem contará com composições autorais de Washington Oliveira em parceria com Thiago Sampaio, composições de Waldir e parceiros, além da bela composição que dá título ao show da noite intitulada de “Um Choro Pro Waldir” de Cristóvão Bastos e Paulinho da Viola.

Serviço:
O que: Projeto SEGUNDAS DO CHORINHO - Ano 7
Quando: sempre as segundas-feiras de 2018
Horário: a partir das 20 horas
Dia 11/06/2018: WASHINGTON OLIVEIRA no show “Um Choro Pro Waldir”
Convidados: Duda Almeida, Marinho Zingra, Rayra Mayara, Franklin Araújo e Joel Barbosa
Couvert: R$20,00
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Realização: Hessel Produções, Siri Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 9.9160-9140.

Nenhum comentário:

Postar um comentário