19/06/2018

V REUNIÃO DA SAB NORDESTE


Trata-se de um evento bianual da Sociedade de Arqueologia Brasileira, sessão Nordeste, que nesta quinta edição escolheu Salvador da Bahia. Programou-se um evento científico que tem como público alvo, em primeiro lugar, os profissionais arqueólogos, professores e estudantes dos quatro cursos de graduação e pós-graduação que funcionam no Nordeste, sejam sócios ou não da SAB. O evento acolhe, naturalmente, os pesquisadores de outras partes do Brasil que atuem em território nordestino e que desejem tornar públicas suas pesquisas.
Ademais, objetiva-se atrair um público de não especialistas, que tenha interesse nas questões essenciais da Arqueologia, seja para aumentar o conhecimento sobre esta ciência, seja porque têm necessidade de compreender o mundo arqueológico por questões educacionais, empresariais, econômicas ou institucionais. Será a ocasião apropriada para que o público em geral possa conhecer os resultados das pesquisas recentes, realizadas em território nordestino, estudos estes que, é bom destacar, vêm aumentando substancialmente nos últimos anos. É desejado, ainda, que integrantes do staff administrativo estadual ou municipal também participem para se familiarizar com todos os aspectos vinculados à prática arqueológica.
Sendo esta a primeira vez que a SAB realiza uma reunião em Salvador, espera-se que o impacto da reunião possa repercutir em outras esferas além da acadêmica, como nos órgãos e instituições que planejam e executam programas econômicos e educacionais, ou no campo das organizações não governamentais que trabalham com comunidades, meio ambiente e patrimônio cultural.
A programação da SAB/NE prevê a participação de 250 autores, distribuídos em quatro conferências, cinco mesas redondas, seis grupos temáticos de discussões, quatro sessões de comunicações livres e também apresentação de sessenta pôsteres. No último dia, uma excursão a Cachoeira e Coqueiros (no Recôncavo da Baía de Todos os Santos). Todas as atividades estão centradas na discussão e reflexão sobre o papel que cumprem os arqueólogos no momento atual, na potencialidade da Arqueologia em termos de aportes teóricos e práticos para uma transformação social participativa e sustentável e nos posicionamentos e conquistas que os profissionais da área vêm tendo para alcançar objetivos humanísticos.

LOCAIS DE REALIZAÇÃO DO EVENTO: Centro Histórico de Salvador
- Teatro Gregório de Mattos;
- Espaço Cultural Barroquinha;
- Museu Eugênio Teixeira Leal;
- Casa dos Sete Candeeiros (IPHAN);
- Museu de Arqueologia e Etnologia

PERÍODO
28 a 30 de junho de 2018

INSCRIÇÕES NO SITE
Qualquer pessoa pode participar, desde que realize a inscrição através do link https://vreuniaosabne.wixsite.com/sabne. Atenção, as vagas são limitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário