14/12/2018

Kito Matos em show do CD 'Jabutirana' na Varanda do Sesi Rio Vermelho



O violonista Kito Matos apresenta show de (re)lançamento do CD “Jabutiana”, no dia 18 de dezembro de 2018, terça-feira, às 20h, naVaranda do SESI Rio Vermelho, em show acústico, onde apresenta músicas do CD instrumental que reúne 12 faixas, entre elas “Tributo a Gil” e “Jabotiana”. A apresentação também passeia por clássicos da MPB, uma parceria Hessel Produções e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

O couvert artístico custa R$ 20,00.

Adilson Barbosa de Oliveira Matos, conhecido no meio musical por Kito Matos, chegou a Salvador, com cinco anos, vindo de Camacã, sul da Bahia. Autodidata, aos 15, ganhou um cavaquinho, seu primeiro instrumento. Aprendeu a tocar outros instrumentos de cordas como o violão e a craviola (violão de 12 cordas) nas rodas de cantoria, participando de ensaios nas escolas onde estudou. Com 19 anos se apresentou com o grupo musical ”MJ6” nos bailes de formatura tocando percussão, o sucesso foi tanto que o grupo animou as festas por dois anos.
Exímio violonista vem aprimorando bases rítmicas como o samba, bossa nova, além de ritmos regionais como baião e o xote.
Ainda nos anos 60 foi um dos fundadores do grupo musical “Arquipélago” que tinha entre seus integrantes a cantora e compositora Rosa Passos, o poeta Fernando Oliveira o violonista Paulo Cortes, Luciano Chaves, entre outros.
No retorno a Salvador em 1996, participou de apresentações no Pelourinho, e em diversas casas noturnas com grupos musicais a exemplo do carnavalesco “O Povo Pediu” do qual é um dos fundadores.
Em 1974, Kito Matos ingressou na Universidade Federal da Bahia, participou do primeiro festival universitário, tocando viola de dez cordas, defendeu a música “Pau de Cerca” de Roberto Pitombo conquistando o primeiro lugar.
No final da década de 70 concluiu o curso de Agronomia na Universidade Federal da Bahia, no município de Cruz das Almas, no recôncavo baiano, sempre conciliando os estudos com a arte musical.
O músico também, dirigiu alguns shows no teatro de Ilhéus e nos municípios de Canavieiras, Porto Seguro e Feira de Santana além de diversos municípios baianos.
Foi componente do grupo “O Som das Águas” participando de suas apresentações em Carinhanha e Bom Jesus da Lapa.
Ao longo de sua carreira o violonista Kito Matos acompanhou diversos artistas com participação em alguns shows, entres eles o da cantora Rosa Passos, Paulinho Levita e João Donato, além de outros artistas que se apresentam em Salvador.
Tocou na gravação do CD do músico Paulo Gabiru que contou com a participação de Dominguinhos e da gravação dos CDs dos artistas Carlos Pita, Xangai, Bete Silveira, Beto Pitombo, Paulinho Jequié, Bráulio Barral entre outros.
Kito também participou do show de 80 anos do cantor e compositor Elomar, no Teatro Castro Alves acompanhado do cantor Carlos Pitta.
Atualmente Kito Matos acompanha o cantor Carlos Pitta e as cantoras Marcia Short e Matildes Charles.

Serviço:
O que: Show de lançamento do CD 'Jabutiana' de Kito Matos
Data: 18de Dez/2018, terça-feira
Horário: às 20h
Couvert Artístico: R$ 20,00
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.
Realização: Hessel Produções e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.
Maiores Informações: Tel.: (71) 9.9160-9140.

Nenhum comentário:

Postar um comentário