16/05/2019

EXPOSIÇÃO “O MAR QUE NOS UNE” CELEBRA A LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESTAÇÕES DE METRÔ


Iniciativa acontece nas Estações Campo da Pólvora e Pirajá e integra programação do projeto “Pontos que nos unem”, do Consulado Geral de Portugal na Bahia

Um mar de histórias, palavras e sentidos. É essa a viagem proposta pela exposição “O mar que nos une” que chega às estações Campo da Pólvora e Pirajá de Metrô nesta quarta-feira, dia 8 de maio.

A exposição é resultado de uma parceria entre o Consulado Geral de Portugal na Bahia, a Cátedra Fidelino de Figueiredo/UNEB e a CCR Metrô Bahia, e pretende apresentar a relação do mar com a Língua Portuguesa, uma vez que esta é a Língua para unir povos. O roteiro dessa viagem pelo mar será traçado pela Nau Catarineta, personagem fictícia que salta do mais célebre poema anônimo marítimo ligado à tradição oral dos países de Língua Portuguesa, para narrar os pontos que nos unem.

A mostra é dividida em três momentos distintos: “As superfícies do mar” que apresentará imagens e definições de faróis, portos e praias nos dois lados do Atlântico; “O mar por dentro” contará um pouco da topografia, dos animais e minérios do fundo do oceano; e “Terra/Mar”, que abordará o universo imaginário, a vida dos pescadores e as formas de navegação mais comuns.

Segundo a professora Dra. Rita Aparecida Santos, titular da Cátedra e curadora da exposição, neste ano, a mostra tem uma homenagem especial aos pescadores do Atlântico, seja através dos poemas da Sophia de Mello Breyner, seja pelo olhar dos fotógrafos Pepe Brix, português que fotografou a pesca do atum no Açores, e Caíque Costa, baiano que flagrou pescadores de Salvador; há também uma homenagem à Iemanjá e Nossa Senhora de Tróia, padroeiras dos pescadores, cujas celebrações são praticamente idênticas, lá, o cortejo segue pela Praia do Rio Azul, aqui, do Rio Vermelho. Toda a exposição um pontilhado de cores, palavras e culturas que se comunicam através do mar.

Para o gestor de comunicação da CCR Metrô Bahia, Álvaro Britto, a língua portuguesa reforça na cultura brasileira a pluralidade de sua gente. “São vários os sotaques e expressões vindos de todos os cantos do país, o que faz do nosso idioma uma língua viva e pulsante. Essa é uma ótima oportunidade das pessoas conhecerem um pouco mais sobre o tema, mostrando que o metrô vai muito além do simples ato de transportar pessoas”.

A mostra “Língua Portuguesa: Pontos que nos unem” integra o projeto Vem pra Cá que promove eventos durante todo o ano nas estações de metrô da cidade. A exposição é gratuita e segue até o dia 24 de maio.


SERVIÇO
O quê: Exposição “O mar que nos une”
Quando: De8 a 24/05
Quanto: Gratuito
Onde: Estações Pirajá e Campo da Pólvorade Metrô

Nenhum comentário:

Postar um comentário