26/08/2010

Caco Barcellos fala sobre sua vida em palestra em Salvador



Aconteceu ontem(25/10) no Hotel Fiesta, em Salvador, a palestra com o jornalista da Rede Globo, Caco Barcellos. Expectativa e ansiedade marcaram o inicio do evento, que contava com a presença de diversos estudantes da área de comunicação, profissionais da área, como jornalistas e publicitários, e fãs do trabalho do jornalista – especializado em jornalismo investigativo e documentários.

Nem o atraso de 30 minutos tirou o ânimo dos que esperavam ansiosos pelo inicio do evento.

Discursando sobre diversos assuntos, logo de inicio, ele alertou sobre a abordagem de temas delicados, que dão margem à opiniões diversas. E então deu inicio à palestra, que prosseguiu com um clima tranqüilo e divertido, garantido pela descontração e simpatia do jornalista.

Dentre os assuntos abordados, Caco falou da infância humilde em um bairro da periferia de Porto Alegre, dos problemas enfrentados devido a isso, do estudo tardio, da valorização do repórter de rua, do Profissão Repórter, programa que comanda na TV Globo, focando nos processos de construção da matéria, e os bastidores da noticia.



Caco também tratou de assuntos polêmicos, como a forma com que o Rio de Janeiro se preparou para os Jogos Paraolímpicos, citando o número de mortes que foram realizadas com a desculpa de garantir a segurança do evento, abordando a atuação do BOPE e de outras tropas de elite, como a de São Paulo, e a forma cruel como estas agem; a ética na comunicação, e o questionamento acerca do comportamento do povo diante das diferenças sociais.

Ao final do evento – que se tornou um grande encontro de profissionais e estudantes de comunicação – o jornalista respondeu a perguntas feitas pelo público, e atendeu aos fãs, dando autógrafos e posando para fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário