26/08/2010

Empresas de moda estão preocupadas com o meio ambiente no processo produtivo

Palestra ministrada pela coordenadora do curso de designer e gestão de moda da UNIFACS, Virgínia Saback, DIA 27/08 no I Encontro Estadual de Moda, mostra tendência de sustentabilidade ambiental do setor durante a produção.

Sustentabilidade tem sido palavra chave no mundo da moda. Plástico verde, jeans “limpo” e fixação de carbono estão na pauta das empresas ligadas ao setor fashionista. O responsavel pela mudança é o perfil dos consumidores do século XXI. Eles estão mais exigentes com os produtos que compram. Atentas a esse perfil, muitas empresas estão modificando o conceito de produção com objetivo de respeitar o meio ambiente e ampliar o público.

Quem identifica o novo formato da cadeia produtiva é a professora e coordenadora do curso de designer de moda da UNIFACS, Virgínia Saback, que apresenta a palestra “O perfil da empresa de moda no século XXI” no dia 27 de agosto a partir das 10h40, no auditório do Sebrae, no Largos dos Aflitos – Centro. A palestra integra a programação do I Encontro Estadual de Moda que acontece no local nos dias 27 e 28 de agosto.

“Empresas de todas as áreas estão atentas ao conceito de sustentabilidade que eclode em todo mundo, e por isso elas estão a cada dia tendo mais cuidado com o processo produtivo”, explica a especialista. “Não dá para mudar o processo de produção de uma hora para a outra, mas é preciso fazer alguma coisa. Algumas empresas escolhem um produto novo ou apenas uma linha de produto em que a cadeia de produção é toda limpa. Uma dessas empresas é a Braskem que fechou parcerias com grandes empresas mundiais, principalmente de cosméticos, na questão do polietileno verde”, explica Saback.

De acordo com informações da Braskem, o polietileno verde é produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, fonte renovável que tem como principal vantagem à redução de emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE). Cada tonelada de plástico verde produzido sequestra e fixa até 2,5 toneladas de CO2 que estavam na atmosfera.

O vice-presidente da Braskem, unidade Bahia, Manoel Carnaúba, explica que o plástico verde tem o desenvolvimento do polietileno a partir de uma fonte renovável (etanol, da cana-de-açúcar). “O pioneirismo desse projeto resulta da prioridade atribuída pela empresa à sustentabilidade e à inovação e autonomia tecnológica, importantes diretrizes da sua estratégia”, diz Carnaúba. “O Plástico Verde também contribui para o desenvolvimento sustentável das empresas transformadoras, como a Natura e a Procter & Gamble, por exemplo, que passarão a utilizar o PE Verde em suas embalagens, agregando maior valor ao produto final”, completa o vice-presidente.

Para Virgínia Saback, ninguém quer comprar uma roupa sem um conceito, e o ‘conceito verde’ está bastante em voga. “Não apenas como um modismo, mas como consciência da população que escolhe os produtos”, defende a coordenadora. “A calça jeans, por exemplo. Hoje em dia você pode comprar uma calça por qualquer valor, mas são poucas as marcas que produzem uma calça jeans com uma produção mais limpa, com maior cuidado com o meio ambiente. Então é importante que, quem pensa em moda no Brasil hoje entenda o novo conceito mundial que já está formado”, finaliza.

O I Encontro Estadual de Moda acontece nos dias 27 e 28 de agosto, no auditório do Sebrae, em Salvador, das 8h30 às 18h e conta com o patrocínio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae e da Secretaria de Cultura do Estado – SecultBA. Apoiam a realização do evento a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia - SECTI; do Instituto Euvaldo Lodi - IEL; da Agência de Fomento do Estado da Bahia - Desenbahia; Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador - CDL; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI; Ministério da Cultura - MinC; Sindicato das Indústrias de Vestuário - Sindvest; Instituto de Artesanato Visconde de Mauá e Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB.

Programação do Evento

Dia 27/08/2010 - sexta
8h – Credenciamento
MESA DE ABERTURA – 8h30 às 9h30
MinC/Secretaria de Políticas Culturais – Afonso Luz
SECULT – Márcio Meirelles
SEBRAE – Edival Passos
Comissão Organizadora - Luciano Cenci (Delegado ao Seminário Nacional de Moda) e Goya Lopes (Delegada ao Seminário Nacional de Moda)
MESA 1 – Panorama Atual da Moda no Brasil
Palestra 1: “Novas oportunidades e tecnologias para maior competitividade da moda brasileira em um contexto global”, por Alexandre Figueira (SENAI – CETIQT), de 9h30 às 10h20.
Intervalo: 10h20 às 10h40
Palestra 2: “O perfil da empresa de moda no século XXI”, por Virgínia Saback (UNIFACS), de 10h40 às 11h30.
Debate: 11h30 às 12h30
Debatedor: Paulo Henrique de Almeida (Secretaria de Planejamento da Bahia -SEPLAN)

REABERTURA DO ENCONTRO e FORMAÇÃO DA MESA

MESA 2 – Diálogos: Moda, Arte e Identidade Cultural
Apresentação 1: por Cristina Franco (Jornalista), de 14h40 às 15h20.
Apresentação 2: por Ayrson Heráclito (UFRB), 15h20 às 16:00.
Intervalo: de 16h às 16h20
Apresentação 3: por Maria Helena Atrasas (Programa para Artesanato Brasileiro – PAB - MDIC) e Patrícia Mendes (Projeto Talentos do Brasil – MDA), de 16h20 às 17h00
Debate: de 17h às 18h - Debatedor: Marcos Bokapiu (UNEB)

DIA 28/8/2010 - sábado


REABERTURA DO ENCONTRO e FORMAÇÃO DA MESA – 9h00 às 9h10.
MESA 3 – Políticas públicas, mecanismos de fomento e associativismo
Apresentação 1: por Carlos Paiva, Superintendente de Promoção Cultural/SECULT, de 9h10 às 9h30.
Apresentação 2: por Adhvan Furtado, Superintendente de Comércio e Serviço/SICM, de 9h30 às 9h50.
Apresentação 3: por Sérgio Gomes, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia/SECTI, de 9h50 às 10h10.
Intervalo: de 10h10 às 10h30
Apresentação 4: por Richard Alves, SEBRAE-BA, de 10h30 às 10h50
Debate: 11h10 às 12h30
Debatedor: Luciano Cenci (Comissão Organizadora)
ALMOÇO – 12h30 às 14h
REABERTURA DO ENCONTRO e FORMAÇÃO DOS GRUPOS – 14h30 às 14h40
Trabalho em grupos, de 14h às 16h45.
Temas: Organização da Moda, Fomento para Moda e AGENDA PROPOSITIVA 2010/2011.
Intervalo: 15h15 às 15h30
Plenária Final: 17h às 18h
1. Eleição do coletivo estadual de moda
2. Votação das propostas e prioridades para o Coletivo Estadual da Moda

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