30/05/2011

Novo método de diagnóstico permite mais precisão na gastroenterologia

Ecoendoscopia já é aplicada em Salvador e profissionais estão sendo qualificados para realização do exame.

Uma novidade na gastroenterologia está propiciando diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes na especialidade – a ecoendoscopia digestiva. Trata-se de um exame que associa endoscopia e ultrassonografia, permitindo imagens de alta resolução e informações sobre a parede do tubo digestivo (esôfago, estômago e duodeno) e órgãos anexos (vesícula, pâncreas, fígado e vias biliares).

Em Salvador, a novidade já é utilizada no Hospital Espanhol e em breve estará disponível no Hospital Roberto Santos.

A ecoendoscopia também permite realizar punções diagnósticas e terapêuticas, como destaca o médico especialista em gastroenterologia e endoscopia digestiva, Eliezer Júnior.

“O aparelho de ecoendoscopia nasceu da fusão de um transdutor de ultrassom à ponta de um endoscópio. O fato de o transdutor ser posicionado próximo ao órgão a ser estudado, sem a interferência da pele, tecido subcutâneo e alças intestinais, permite que as imagens produzidas sejam de alta qualidade, com melhor visualização de lesões, até de pequenas dimensões”, detalha.

O médico foi um dos participantes do primeiro Curso de Ecoendoscopia da Bahia, realizado no dia 15 de abril, no Hotel Pestana, com o objetivo de capacitar e familiarizar os profissionais médicos com o novo método diagnóstico. O procedimento de ecoendoscopia é realizado sob sedação e tem duração aproximada de 30 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário