31/05/2011

Palhaço Economia é homenageado com filme na Sala Walter da Silveira



Artista falecido no último dia 20 de maio é protagonista do documentário “A Volta do Palhaço”.

Na programação da semana da Sala Walter da Silveira, está reservado um momento especial para homenagear o Palhaço Economia, artista circense falecido no último dia 20 de maio.

Na próxima sexta-feira, 3 de junho, às 19 horas, será exibido o documentário “A Volta do Palhaço”, dirigido por Paula Gomes e produzido pela Plano 3 Filmes, em que se promove o retorno de Economia – cujo nome de batismo é Milson Laborda Serrão – a um pequeno circo no interior da Bahia, após uma temporada na capital. A sessão de cinema tem entrada gratuita.

O Palhaço Economia nunca precisou fazer muito esforço para chamar a atenção: além de anão, também era saltador. No picadeiro, fez parcerias com grandes palhaços brasileiros, como Carequinha, Paradinha, Miúdo e Cadilac.

Trabalhou em circos de grande porte, como o Circo Garcia, o Washington Circus, o Gran Circo Bartholo e o Circo Portugal. Mas foi na Bahia que ele viveu grande parte de sua vida.

Em pequenos circos itinerantes, dividiu o picadeiro com o filho – o palhaço Bimbolinho – e os netos – os palhaços Real, Centavo e Porpeta. Em 2009, foi contemplado no Prêmio Funarte com o espetáculo “Palhaço Economia de Volta aos Picadeiros”.

No cinema, participou de curtas de ficção, como “Noite de Marionetes” e “Show de Horrores”. Também teve sua vida documentada nos projetos “A Volta do Palhaço” e “Profissão: Palhaço”, contemplado no Programa DOCTV IV. Em 2007, foi homenageado no SESC Pelourinho, em Salvador, pelos seus 50 anos de atividade como palhaço.

Doutor em Teatro, o professor Daniel Marques, da Universidade Federal da Bahia, que recentemente assinou artigo sobre a carreira de Economia, afirma em carta aberta de pesar: “Pude trabalhar com Economia e constatei seu enorme conhecimento da teatralidade circense.

Assim, com sua morte, é uma biblioteca que se fecha, um acervo que vai embora, desvanecendo aos poucos em nossa memória. Mas, como todo bom circense, este acervo foi cuidadosamente preservado por meio de seus filhos, netos e nora (...). Generoso que era, também transmitiu seu legado e sua herança a todos os jovens artistas que dele se aproximavam”.

A Sala Walter da Silveira é administrada pela Diretoria de Audiovisual (DIMAS) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

FICHA TÉCNICA “A Volta do Palhaço”
DIREÇÃO: Paula Gomes
DIRETOR ASSISTENTE: Ernesto Molinero
PRODUÇÃO e ARTE: Marcos Bautista
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Haroldo Borges
TÉCNICA DE SOM: Simone Dourado
STILL: Ricardo Sena

SERVIÇO:

O quê: Exibição do filme “A Volta do Palhaço”, em homenagem ao Palhaço Economia
Quando: 3/6 (sexta-feira), 19 horas
Onde: Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, 27, Barris – Salvador – BA)
Quanto: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário