24/01/2012

Sala de imprensa do Festival de Verão é inaugurada em Salvador



Evento foi realizado nesta segunda-feira no Parque de Exposições. Este ano, espaço homenageia o escritor baiano Jorge Amado.



A sala de imprensa do Festival de Verão 2012, batizada de Jorge Amado, foi inaugurada na noite desta segunda-feira (23), no Parque de Exposições de Salvador. Diretores da Rede Bahia, parceiros da festa e atrações que fazem parte da grade do Festival, como a banda Mametto, 5%, Camisa de Vênus, Célia Mara, Jota Velloso, Geofrey Chambers, além de representantes de diversos veículos de imprensa, participaram da inauguração.



O artista Dody Só declamou trechos de textos de Jorge Amado durante o evento. Logo depois, a cantora Cláudia Cunha fez um pocket show para os convidados. Ela interpretou canções com letras em homenagem ao escritor baiano.



A organização do Festival de Verão escolheu homenagear Jorge Amado este ano pela comemoração do seu centenário de nascimento. “É uma honra para a família receber essa homenagem. Depois do carnaval, o Festival de Verão é o evento mais badalado e conhecido de Salvador. Ficamos ainda mais lisonjeados por ser uma festa organizada pela Rede Bahia, parceira da família, que sempre ajuda a gente de várias formas”, disse João Amado, neto do escritor.



Com projeto arquitetônico de Giuseppe Mazzoni e Rogério Menezes, o ambiente, que ocupa 152m² dentro do Parque de Exposições, vai receber cerca de 300 jornalistas, contando com um espaço para as entrevistas coletivas, além de um lounge para descanso dos profissionais.



A ideia da homenagem a Jorge Amado se justifica pela estreita relação do escritor com a música brasileira, que sempre foi objeto de muitas das suas narrativas, como explica João Gomes, Diretor de Marketing Institucional da Rede Bahia. “Jorge Amado foi o primeiro nome que nos veio à cabeça. Primeiro, por causa do ano do centenário do nascimento dele. Segundo, porque ele sempre relacionou a literatura com a música. Vários dos seus personagens foram imortalizados na cultura baiana e brasileira e pouca gente conhece esse lado compositor e inspirador do escritor”.



Os personagens de Jorge Amado, como Teresa Batista, Dona Flor, Tieta e Quincas Berro D’Água, sempre figuraram no cancioneiro popular, em músicas de Dorival Caymmi, Chico Buarque, Caetano Veloso, Antônio Carlos Jobim, entre outros.



A estreita amizade do escritor com Caymmi foi além e resultou nos versos de 'É Doce Morrer no Mar', uma das canções mais conhecidas do compositor. Em 1958, o disco 'Canto de amor à Bahia e quatro acalantos de Gabriela, cravo e canela' traz Jorge Amado recitando trechos de seus livros com fundo musical de Dorival Caymmi.

Confira algumas fotos:









Para ver a galeria completa, acesse nosso Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100000829476481#!/media/set/?set=a.2755186473417.132669.1070358601&type=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário