23/01/2012

Vistorias dos circuitos do Carnaval começam e equipes iniciam reparos

Na manhã desta segunda-feira (23) a Prefeitura Municipal, através da coordenação da Defesa Civil de Salvador (Codesal), com a participação de outros órgãos municipais e privados, iniciou a vistoria preventiva do Carnaval 2012, no circuito Dodô (Barra/Ondina). A equipe saiu da Avenida Adhemar de Barros e seguiu até o Porto da Barra.

Durante o percurso foram analisados todo e qualquer material que possa causar transtorno e ofuscar o brilhantismo da maior festa popular do planeta. “Por isso as nossas vistorias são feitas com bastante cuidado, para que nada passe despercebido”, explicou o subsecretário da Codesal, Osny Bomfim se referindo a ação minuciosa que acontece sempre pouco antes da Folia Momesca.

“Estamos fazendo uma varredura geral, com a participação de outros órgãos, para que os reparos necessários sejam feitos o quanto antes. Existem coisas que podem parecer pequenas para um apessoa, como uma pedra solta em local inadequado, mas para uma multidão pode causar um desastre e muito transtorno”, disse o subsecretário da Codesal, Osny Bomfim.

De acordo com ele, os maiores problemas encontrados no circuito foram, pedras portuguesas soltas, entulho e por conta das armações das estruturas dos camarotes. “Mas também identificamos algumas fiações soltas, assim como tampas de sarjetas. Nosso trabalho é deixar os circuitos mais seguros, para garantir a integridade física do folião que vem brincar o Carnaval”, acrescentou Bomfim.

O subsecretário acrescentou ainda a importância de outros órgãos participarem da análise. “Atuamos de forma sistêmica, para que cada um com o seu olhar vai identificando as necessidades para as intervenções”, completou Bomfim. Ainda segundo ele, poucos dias antes do Carnaval a equipe realiza uma nova análise nos circuitos. “Uma espécie de check list para que possamos verificar todo o trabalho de reparos que foi realizado”.

Participaram da vistoria, a Companhai de Desenvolvimento Urbano do Salvador (Desal), as Empresas Salvador Turismo (Saltur) e de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), as Superintendências de Trânsito e Transporte (Transalvador), de Conservação e Obras Públicas (Sucop), de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) e a empresa de telefonia móvel Oi.

Na terça-feira (24) a análise acontece no circuito Osmar (Campo Grande). No dia seguinte a vistoria ocorre no Circuito Batatinha (Pelourinho) e nos dias 26 e 27 as equipes verificam os bairros de Cajazeiras, Periperi, Liberdade, Pau da Lima, Plataforma, Piatã e Itapuã, onde vai acontecer o “Carnaval nos Bairros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário